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6 dicas para vencer em toda competição de startup em que participar

Ser você mesmo: esta é uma das melhores maneiras de ser um startup vencedor

Uma das maneiras de um startup ir para a frente é conseguir investidores e ganhar competições. O Jornal do Empreendedor traz 6 dicas que te ajudarão com isso.


Ok, isso foi exagerado. Não há como garantir que você vencerá em todos os startups que participar, mas vamos dizer que em pelo menos 92.59% deles sim. Candace Klein conseguiu.

Ser você mesmo: esta é uma das melhores maneiras de ser um startup vencedor

Ser você mesmo: esta é uma das melhores maneiras de ser um startup vencedor

Ela é a fundadora de uma nova plataforma de compartilhamento chamada SoMoLend, e ganhou 25 das 27 competições de startup que participou. Perguntamos a Klein como ela fez isso.

1. Tenha um mentor

Muitas competições startups oferecem aos competidores iniciantes a chance de se conectar com um mentor. “Faça isso”, diz Klein, que esteve ligada a um mentor em cada competição que participou. “Nós precisamos ter mentores midiáticos que nos levem à imprensa. Eu tive um mentor que me ajudou a negociar os termos de um contrato. Qualquer um que entre nas competições de negócios deveria fazê-lo por meio de um mentor. Chega a ser um erro não seguir esta regra”.

2. Mantenha-se simples

É fácil ser complicado – estragar sua apresentação vomitando um amontoado de detalhes técnicos, por exemplo. Isso não atrairá os investidores.
“Se você tem um conceito complicado, simplifique-o“, explica a startup. “Mesmo que você tenha um grupo de matemáticos e engenheiros lhe assistindo, é possível que nenhuma das suas explicações complicadas lhes seja novidade. Por isso, simplifique até que uma criança da terceira série possa compreender”.

3. Arrume as malas

Klein entrou e ganhou competições em universidades de ponta a ponta dos Estados Unidos. E esteve em todas elas.
“É importante participar pessoalmente, investir seu tempo nisso”, diz Klein. Portanto, deixe as malas prontas para as possíveis viagens.

4. Seja você mesmo

Você não é Mark Zuckerberg (se estiver lendo isso, Mark, desculpe-nos). Então, não tente ser. Em uma apresentação, apenas seja você mesmo.
“Se é um cara engraçado, seja engraçado. Se gosta de contar histórias, faça. Se é uma pessoa doce, seja doce. Os juízes gostam de apostar no piloto. O carro em si pode agradá-los ou não, mas é pelo piloto que eles querem torcer. É mais fácil conseguir dinheiro de investidores que gostam de você, e não da sua ideia”.

5. Participe de muitas competições

Ela recomenda que cada startup entre em pelo menos cinco competições. Se você não ganhar, vai aprender a tentar. “A razão é que esta prática faz com que você fique de frente com os investidores. Trata-se de algo estressante e intimidador, mas é uma coisa boa”.

6. Mas evite as que não têm um prêmio em dinheiro

Obviamente, Klein participou de bem mais do que 5 competições. Mas evitou as que não tinham prêmios em dinheiro. “Eu não sei se ganhar estas competições faz com que se torne o startup um negócio de sucesso. Nós continuamos sendo startups. Portanto, não ofereça seu talento de graça”.

Adaptado de texto de Tim Devaney e Tom Stein, originalmente publicado na Read Write Web.

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