Porto Alegre – O município de Alegrete (RS) recebe o primeiro encontro de Agentes de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (04). A reunião, que contará com a presença de prefeitos e secretários de indústria, comércio e desenvolvimento de diversos municípios gaúchos, é uma iniciativa da prefeitura de Alegrete, com apoio do Sebrae no Rio Grande do Sul e integra a programação da 12ª Fenegócios – Feira de Negócios de Alegrete.
O objetivo do encontro é estimular a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa através da troca de experiências entre os participantes. “O Sebrae apoia esse tipo de ação porque acredita nos benefícios que a Lei Geral pode trazer às cidades”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch.
As boas práticas das prefeituras de Alegrete, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Santa Maria – que foram premiadas no VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – serão apresentadas durante a reunião. Ao final do evento, o consultor Anderson Heineck vai apresentar uma palestra sobre compras governamentais, um dos pontos mais importantes do texto da Lei Geral.
Idealizadora do encontro, a Agente de Desenvolvimento de Alegrete, Michele Pedroso, explica que a ideia de promover o evento surgiu no final de março, em Brasília, durante o Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (Enad). “Ao conhecer as experiências de outros estados, percebemos como é importante articular as ações dos agentes e trabalhar de forma alinhada e estratégica”, explica.
Atualmente, 426 cidades gaúchas estão com o texto da Lei Geral aprovada. A meta do Sebrae no estado para 2012 é trabalhar na implementação da legislação em 41 municípios gaúchos, com destaque para os temas desburocratização, empreendedor individual, compras governamentais e agentes de desenvolvimento.
A função primária do Agente de Desenvolvimento é auxiliar no processo de implantação dos programas e projetos contidos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A expectativa é que o agente desempenhe um papel de coordenação e continuidade das atividades para o desenvolvimento sustentável, juntamente com o poder público municipal e lideranças do setor privado local.
Fenegócios
A Feira de Negócios de Alegrete surgiu em 2001 com o objetivo de integrar os segmentos da indústria, comércio e serviços do município e visa ofertar e comercializar produtos e entretenimento para a comunidade. Para o meio empresarial, o evento é uma oportunidade de vender, comprar, divulgar produtos e serviços de Alegrete para as demais regiões do estado. A edição deste ano ocorre de 4 a 6 de maio.
Programação:
14h – Cases de municípios destaques no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Alegrete, Santana do Livramento, Santa Maria e Novo Hamburgo;
15h – Debate entre prefeitos e secretários de indústria, comércio e desenvolvimento sobre as políticas públicas adotadas em prol dos pequenos negócios;
15h30min – Palestra sobre Compras Governamentais
16h30min – Debate entre Agentes de Desenvolvimento – Plano de Ação para 2012
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias