X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Pequenos negócios de software ganham opção de certificação


Brasília – As micro e pequenas empresas (MPE) de desenvolvimento de software ganharam uma opção para certificarem seus produtos. Nesta quinta-feira (3), o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que representa a International Organization for Stantadization (ISO) no Brasil, firmaram convênio de cooperação técnica e financeira para facilitar a adoção da norma técnica ABNT NBR/IEC 29.110-4, destinada a padronizar a engenharia de software nas MPE .

O lançamento da norma foi realizado no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, e contou com a presença dos coordenadores da instituição nos estados da carteira de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Economia Criativa. Participaram do evento também representantes da ABNT, Associação para Promoção e Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) e Companhia Brasileira de Software e Serviços (RIOSOFT).

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Cláudio dos Santos, disse que a certificação agrega valor ao produto brasileiro e amplia o acesso dos pequenos negócios ao mercado. “Vai trazer mais qualidade e gestão com maior competitividade”, destacou. Pelo convênio firmado, o empresário de TI pode adquirir a norma pelo site da ABNT. Para isso, basta cadastrar o CNPJ. O Sebrae vai subsidiar um terço do custo total da norma, que é R$ 164,70.

A certificação ISO é o terceiro modelo existente no Brasil para padronização do processo de engenharia de software. Antes, as empresas brasileiras podiam adquirir o modelo de abrangência internacional Capability Maturity Model Integration (CMMI) desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI), da Universidade Carnegie Mellon, e o MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) desenvolvido pela Softex, em parceria com o governo federal e universidades. No entanto, essa certificação é voltada apenas ao mercado local.

A implantação da certificação ISO leva, em média, dois anos. A primeira fase é de adequação dos processos de produção de software às normas ISO. Só depois disso, a certificadora é chamada para fazer a auditoria e qualificar a organização empresarial.

“É uma norma criada especialmente para micro e pequenas empresas”, explica Rosana Melo, analista do Sebrae e representante da instituição na Comissão de Estudos de Engenharia de Software e Sistemas, da ABNT.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot