X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Aposentados podem ser empreendedores de sucesso

tom alexander

Ao contrário do que muita gente pensa, o destino do idoso está cada vez mais longe do pijama e da televisão. Empreendedores da terceira idade são incríveis.


Ao contrário do que muita gente pensa, o destino do idoso está cada vez mais longe do pijama e da televisão.

Com a melhoria das condições de vida mudaram as perspectivas de futuro e aumentou a estimativa de vida. Para isso contribuíram as novas tecnologias médicas e a novos hábitos de vida mais saudável. Quem chega à terceira idade, atualmente, possui novos horizontes.

É bem possível que esta seja a hora certa para se iniciar um novo empreendimento e há muitos exemplos de sucesso. Homens e mulheres aposentados e idosos estão investindo em novos negócios, seja através de uma poupança, financiamento ou empréstimo, tornam-se empreendedores, criando microempresas e mesmo aderindo às franquias. Estudos apontam que em 2010, 650 mil idosos, com idade acima de 60 anos, administravam uma empresa.

Geralmente a aposentadoria e a maturidade chegam na época em que os filhos já são independentes e as responsabilidades com a manutenção da família são menores. O idoso tem a oportunidade de ser mais responsável por si mesmo, com liberdade para correr riscos em um novo rumo para sua vida, fazendo o que realmente gosta.

A terceira idade caracteriza-se pelo domínio do conhecimento, habilidade e atitude (qualidades denominadas CHA) que distinguem os empreendedores e são muito valorizadas pelo mundo dos negócios. São qualidades que somente ocorrem em duas fases da vida. A primeira, quando o jovem é solteiro, na faixa dos 18 a 24 anos, e está cursando ou acabou de cursar a faculdade, um momento em que ele pode tomar iniciativas sem a responsabilidade familiar com dependentes. O segundo momento é justamente na maturidade, depois da aposentadoria. Enquanto que o jovem possui a qualidade de possuir um alto nível de informação, o idoso conta com a experiência acumulada ao longo do tempo.

Depois dos 60 anos, o empreendedor em geral está interessado na realização pessoal. Se o indivíduo já possui certo patrimônio, quando inicia um empreendimento está movido pela busca da satisfação, que para ele é mais importante até mesmo do que o lucro. O que antes era hobby ou lazer nas horas vagas pode transformar-se em atividade profissional. Mais do que o interesse no consumo, a prioridade para o idoso, geralmente, é a realização e a felicidade.

Se um aposentado procurou se atualizar sempre durante a vida, conta com muitas chances de sucesso em um novo negócio, pois estará somando a energia para buscar a própria realização com a experiência adquirida.

É importante que o aposentado ou idoso tenha acesso aos conceitos do empreendedorismo e noções de administração de negócios. Uma boa oportunidade que pode ser aproveitada é a baixa da taxa de juros para o empréstimo consignado, destinado aos aposentados. Tanto os bancos públicos como os privados contam com essa linha de empréstimo, com os juros mais baixos do mercado financeiro brasileiro.

Um apoio importante é oferecido pelo Sebrae, uma instituição especializada em orientação financeira para pequenos  empreendedores. Nessa nova fase, trabalhar com o que se gosta e desenvolver o próprio potencial garante o sucesso.

Este artigo foi enviado exclusivamente para o Jornal do Empreendedor por Guilherme da Luz, editor dos sites: EmpréstimoSeguro de Carros e Plano de Saúde

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot