X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Na Web

Empreender em tempos de crise

empreendedores em tempos de crise

Empreender envolve riscos, principalmente quando nos encontramos em uma situação econômica adversa como a atual. Leia aqui no Jornal do Empreendedor.


Empreender envolve riscos, principalmente quando nos encontramos em uma situação econômica adversa como a atual.

A crise econômica mundial, presente desde 2008, “descobriu” empreendedores que antes disso não tinham uma clara vocação ou a disposição necessária para fundar seu próprio negócio.

Muitos especialistas afirmam que a época de crise, tal qual ocorre com as quedas no mercado de ações, é o momento ideal para investir e crescer.

Empreendedores em tempos de crise

Empreendedores são a chave para sair da crise.

O primeiro fator de que há que ser consciente é a saturação da oferta, independentemente do produto que ofereça sua startup. Esta  competitividade natural pela captação de clientes conduz o empreendedor a menores margens de erro na estratégia de posicionamento de sua nova empresa. Estamos diante de uma grande mudança com relação às práticas empresariais executadas até o ano de 2007: antes, muitos empreendedores eram motivados pela ilusão e o entusiasmo de sua iniciativa, e costumavam aprender com a empresa em seu cotidiano, durante o desenvolvimento do negócio. Assim, pouco a pouco, aprendia com os erros e melhorava aos poucos seu modelo de negócio inicial.

Atualmente, com um cenário econômico totalmente distinto, não há margem para improvisos e um erro estratégico é rapidamente aproveitado como oportunidade pela concorrência. A mudança mais significativa é com relação ao desenvolvimento de um plano antes do lançamento do produto, com a mínima possibilidade de erros, maximizando recursos e minimizando riscos.

Como exemplo de uma startup que soube aproveitar as oportunidades da crise podemos citar a Ticketbis.com, um portal de compra e venda de ingressos fundada na Espanha em finais de 2009 por Ander Michelena e Jon Uriarte. A empresa faturou R$13 milhões em 2011 e prevê chegar aos R$33 milhões ainda em 2012. Está presente em oito países (Espanha, Brasil, México, Argentina, Reino Unido, Portugal, Itália e Alemanha) e até o final do ano iniciará operações também na Rússia, Polônia, Ucrânia e Chile. De acordo com Michelena, a ideia da startup veio em meados de 2009, no auge da crise. Na época ele e Uriarte trabalhavam em um grande banco de investimentos em Londres e buscaram inspiração para o negócio pesquisando modelos de compra e venda de ingressos nos Estados Unidos.

O início dos negócios deu-se com um dois rounds de capital aportados por conhecidos business angels da internet, como Alec Oxenford (fundador da OLX) e José Marín (Arremate.com), com investimentos que alcançaram os 2,5 milhões de Euros. Nas próximas semanas a Ticketbis deve anunciar os resultados de um terceiro round.

O conselho de Michelena para quem está iniciando um negócio próprio? “Que não desanime se no principio as coisas não saírem conforme o planejado. Empreender é uma montanha russa, há momentos de alegria máxima e outros difíceis em que você repensa ter deixado seu trabalho estável para começar do zero. Se a ideia é boa e bem executada certamente por mais
momentos baixos que tenha, você conseguirá seguir em frente”.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot