X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cacau de Linhares conquista espaço no mercado


 Vitória – O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, que no período da Páscoa ganha destaque no comércio. No Espírito Santo, o cacau do município de Linhares conquistou espaço e reconhecimento por meio da Identificação Geográfica (IG). O cacau de Linhares foi o primeiro produto do setor agropecuário do estado a receber uma IG. Após receber o certificado do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2012, o município conta com a apoio do Sebrae no Espírito Santo para dar suporte à gestão da IG nas atividades pós-certificação.

Segundo o analista de Acesso à Inovação e Tecnologia e Atendimento ao Agronegócio do Sebrae no estado, Nelsimar Bastos Gonçalo, que acompanha de perto esse processo, esse reconhecimento é importante para o município. “Para o município, a IG do Cacau consagra o território pelo cultivo do cacau, estimulando o comércio desse produto e fixando o homem no campo. Para o estado, é um incremento na economia, sendo que um de seus pilares é a agricultura”, ressalta.

Pelo histórico do cultivo do cacau nessa região, pelo solo e clima propício e pela representatividade desse produto na economia do município, é fácil explicar o motivo do Cacau de Linhares receber o reconhecimento. “Foram realizadas reuniões entre o Sebrae e a Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), para que os limites de competências pudessem ser estabelecidos entre as instituições e para que a IG pudesse ser desenvolvida no município de forma adequada”, informa.

O registro de IG reconhece a reputação, o valor e a identidade própria da origem, além de distinguir os produtos em relação aos seus similares disponíveis no mercado. O processo de registro é concedido para a região e não para o produto diretamente. Assim, os produtores terão o direito exclusivo de vincular o nome da região ao produto notório após o registro.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline / Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot