X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cacau de Linhares conquista espaço no mercado


 Vitória – O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, que no período da Páscoa ganha destaque no comércio. No Espírito Santo, o cacau do município de Linhares conquistou espaço e reconhecimento por meio da Identificação Geográfica (IG). O cacau de Linhares foi o primeiro produto do setor agropecuário do estado a receber uma IG. Após receber o certificado do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2012, o município conta com a apoio do Sebrae no Espírito Santo para dar suporte à gestão da IG nas atividades pós-certificação.

Segundo o analista de Acesso à Inovação e Tecnologia e Atendimento ao Agronegócio do Sebrae no estado, Nelsimar Bastos Gonçalo, que acompanha de perto esse processo, esse reconhecimento é importante para o município. “Para o município, a IG do Cacau consagra o território pelo cultivo do cacau, estimulando o comércio desse produto e fixando o homem no campo. Para o estado, é um incremento na economia, sendo que um de seus pilares é a agricultura”, ressalta.

Pelo histórico do cultivo do cacau nessa região, pelo solo e clima propício e pela representatividade desse produto na economia do município, é fácil explicar o motivo do Cacau de Linhares receber o reconhecimento. “Foram realizadas reuniões entre o Sebrae e a Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), para que os limites de competências pudessem ser estabelecidos entre as instituições e para que a IG pudesse ser desenvolvida no município de forma adequada”, informa.

O registro de IG reconhece a reputação, o valor e a identidade própria da origem, além de distinguir os produtos em relação aos seus similares disponíveis no mercado. O processo de registro é concedido para a região e não para o produto diretamente. Assim, os produtores terão o direito exclusivo de vincular o nome da região ao produto notório após o registro.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline / Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo