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Como transformar seu trabalho em um negócio

Transforme seu trabalho em um negócio próprio

Já pensou em transformar sua profissão em um negócio próprio? O Jornal do Empreendedor traz esta colaboração de Iuri G. Brito, fundador da Prumos, que dá algumas dicas para quem deseja virar o próprio patrão.


“Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.
Steve Jobs

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Transforme seu trabalho em um negócio próprio

Responda rápido, o que você faz? Qual é o seu trabalho?

Quero saber mais que as tarefas, rotina ou a profissão. Afinal, qual é o seu trabalho?

Conheço muita gente que pensa em trabalho como o que vocês faz para gerar seu sustento. Ou então é meu emprego, minha empresa ou minha profissão. Para mim isso parece uma grande doidera. Como uma loucura coletiva, onde meu trabalho é aquilo que sou pago para fazer. Minha hora, meu tempo, minhas ideias. Eu realmente penso diferente. Trabalho para mim é uma opção, aquilo que eu escolhi fazer para ajudar os outros. E faço tão bem que as pessoas ainda pagam por isso.

Pode até ser um pouco diferente, mas vejo o trabalho como uma oportunidade, uma contribuição. O que eu faço para o mundo, a minha parcela de contribuição, seja ela boa, seja muito ruim. Pense, qual é o seu trabalho? E se pergunte, você já pensou se ele pode virar um negócio?

Mas antes… Qual é a regra do jogo?

Antes de você iniciar, uma dúvida, qual vai ser a regra do jogo? Isso mesmo. A vida é sua, o futuro é seu, quem decide como vai ser é você e somente você. Então, antes de iniciar, escreva as suas regras.

Você pode chamar de objetivos, regras de conduta ou princípios, seja o que decidir – eu chamo de regrinhas mesmo – quero saber quais vão ser, o que você topa ou não topa antes de iniciar o jogo.

Essa dica é importante, pois o tempo, desafios e dificuldades às vezes complicam sua vida. Quando isso acontecer, essas regrinhas vão ser um farol ou um fiel conselheiro na hora de decidir. Pode ser um, 3 ou até 5 mandamentos. Seja quais forem, coloque em um papel e guarde.

Por exemplo, em se tratando de negócios, sigo três regras de ouro:

1- Seja simples: simples de fazer, gerenciar, com poucas pessoas e poucas entregas. Simples mesmo;

2- Seja lucrativo: orientado ao mercado e que garanta uma rentabilidade de 40% aos sócios;

3- Seja independente: pessoas inteligentes, com bons salários e incentivo para tocar o negócio.

Essas são as minhas e, não importa o que faça, não abro mão de seguir. Crie e carregue as suas.

Alguns preferem definir a rotina como um trabalho até as 18h, outro preferem o faturamento como nada menos de 5 mil ao mês, outros ainda querem um tempo com a família. Você é que escolhe.

Preparado? Agora a bola está com você. Estamos apenas esperando para iniciar o negócio.

Não é tão difícil como parece. Quer saber qual a diferença de trabalho e negócio?

O que define um trabalho e o faz um negócio? Pessoas.

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Escolha pessoas qualificadas e que estejam felizes com o projeto

No trabalho, você contribui para o mundo com o seu talento, vontade e suor.

Já nos negócios você tem uma oportunidade de envolver outras pessoas para que, em conjunto, possam ajudar você a fazer mais e melhor. Simples assim.

Faça o teste: Hoje, quantas pessoas querem comprar ou pagar pelo que você faz? Mesmo com outras pessoas fazendo o mesmo (ou parecido), quantas querem você?  Quanto você consegue produzir ou entregar? Você já está com a agenda cheia e as vezes precisa de mais pessoas para ajudar? Se tivesse mais, faria mais e mais?

Se isso é verdade, então é na hora de você respirar fundo e pensar em como criar um negócio. Para isso, basta pegar um pedaço de papel e seguir o conselho do investidor americano Guy Kawasaky, que simplifica um negócio em três perguntinhas:

* Por que você quer iniciar a empresa? (pense e escreva o seu motivo)

* Por que o público deve comprar o produto? (lembre dos concorrentes)

* Por que gente qualificada deve trabalhar comigo? (pessoas para ajudar)

Se você não sabe responder as três perguntas, então pare e pense mais a respeito. Nada de criar ou seguir remando contra a correnteza. Mas, se precisar de ajuda, tenho mais uma regrinha: eu feliz + pessoas felizes = felicidade para o cliente.

– Eu Feliz = Você fazendo o que realmente gosta de fazer.

– Pessoas Felizes = Pessoas certas também fazendo o que gostam

– Felicidade para o Cliente: Entregamos aquilo que o cliente quer e precisa.

E agora, ficou mais fácil? Você consegue ver seu trabalho como um negócio?

Conseguiu ver a oportunidade? Pessoas certas, lugar certo, para fazer mais e melhor?

A bola está novamente com você.

Como iniciei meu negócio

Antes de receber o prêmio talentos empreendedores, ter cases e projetos internacionais ou mesmo cogitar vir para NY; muito antes disso, antes de criar prumos.com, tudo era apenas um sonho bacana. Exatamente igual àquele seu sonho. Exatamente isso.

Isso aconteceu quando eu ainda estava na faculdade, precisamente no segundo ano, quando eu precisava de dinheiro para pagar as cervejas de sexta a noite. E essa foi minha motivação inicial, trabalhar para pagar as cervejas. Simples assim.

Cursava ao mesmo tempo Ciências da Computação e Publicidade Propaganda, adorava trabalhar com web, as pessoas queriam me pagar para fazer sites para empresas e amigos. Isso iniciou tudo. Com meu colega Felipe, que tinha alguns contatos para atender clientes em um provedor de internet, iniciei um negócio. E acredite, o valor era bem baixo e o que importava mesmo era fazer o que gostavamos e pagar a conta das cervejas. Somente isso, o resto é tempo, aprendizado e melhoria.

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De uma empresa de 2 universitários que queriam poder tomar uma cerveja, em qualquer hora e em qualquer lugar, para um negócio bacana, com cases divertidos como a @BemDevassa com a Paris Hilton, a estar morando em New York.

E você? Qual é mesmo o seu trabalho? O que está esperando?

Que tal fazer do que você ama um belo de um negócio?

Este texto é uma colaboração do fundador da agência digital Prumos, Iuri G. Brito.

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