X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cooperação internacional favorece empreendedorismo


Brasília – Um passo importante para a cooperação internacional em benefício de micro e pequenas empresas (MPE) será dado nesta quarta-feira (27). O Sebrae, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e entidades empresariais de mais três países vão lançar o Projeto de Disseminação da Metodologia de Núcleos Setoriais em Entidades Empresariais de Países da América do Sul.

Esse projeto envolve, atualmente, Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia. A solenidade será realizada às 17h, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento contará com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Nacional da instituição, Roberto Simões, do diretor de Administração e Finanças, José Claudio dos Santos, que está no exercício da presidência, e do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Também participarão do lançamento representantes da CACB e da Cámara de Industria, Comercio, Servicios y Turismo de Santa Cruz (Cainco, da Bolívia), Cámara de Comercio de Lima (CCL, do Peru) e Confederación Colombiana de Cámaras de Comercio (Confecámaras), acompanhada das Cámaras de Comercio de Sán Andrés, Tunja, Manizales e Pasto, também da Colômbia.  

Os núcleos setoriais são grupos de empreendimentos de um mesmo segmento. As empresas atuam juntas para identificar necessidades comuns e se fortalecer no mercado. A metodologia dá apoio a esse processo. Ela é aplicada pelo Sebrae há mais de dez anos, dentro do Programa Empreender, e conta com a parceria da CACB. O modelo existe em todos os estados e beneficia aproximadamente 35 mil pequenos negócios de 800 municípios.

O projeto prevê a tradução da metodologia para o idioma espanhol. A etapa seguinte será a contratação de consultores para multiplicar os conteúdos junto às equipes da Bolívia, Colômbia e Peru. “Compartilhando a metodologia de núcleos setoriais com nossos países fronteiriços, Sebrae e CACB contribuem para fortalecer as relações comerciais entre micro e pequenas empresas do continente, ampliando a internacionalização dos pequenos negócios”, destaca o gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae, Juarez de Paula.

De quinta-feira (28) a sábado (30), os representantes das instituições visitantes participam de reuniões em Brasília (DF) e Joinville (SC) para conhecer melhor a metodologia. Nesse período, ainda realizam visitas a núcleos setoriais nos municípios catarinenses de Joinville e Jaraguá do Sul.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo