X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cooperação internacional favorece empreendedorismo


Brasília – Um passo importante para a cooperação internacional em benefício de micro e pequenas empresas (MPE) será dado nesta quarta-feira (27). O Sebrae, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e entidades empresariais de mais três países vão lançar o Projeto de Disseminação da Metodologia de Núcleos Setoriais em Entidades Empresariais de Países da América do Sul.

Esse projeto envolve, atualmente, Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia. A solenidade será realizada às 17h, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento contará com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Nacional da instituição, Roberto Simões, do diretor de Administração e Finanças, José Claudio dos Santos, que está no exercício da presidência, e do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Também participarão do lançamento representantes da CACB e da Cámara de Industria, Comercio, Servicios y Turismo de Santa Cruz (Cainco, da Bolívia), Cámara de Comercio de Lima (CCL, do Peru) e Confederación Colombiana de Cámaras de Comercio (Confecámaras), acompanhada das Cámaras de Comercio de Sán Andrés, Tunja, Manizales e Pasto, também da Colômbia.  

Os núcleos setoriais são grupos de empreendimentos de um mesmo segmento. As empresas atuam juntas para identificar necessidades comuns e se fortalecer no mercado. A metodologia dá apoio a esse processo. Ela é aplicada pelo Sebrae há mais de dez anos, dentro do Programa Empreender, e conta com a parceria da CACB. O modelo existe em todos os estados e beneficia aproximadamente 35 mil pequenos negócios de 800 municípios.

O projeto prevê a tradução da metodologia para o idioma espanhol. A etapa seguinte será a contratação de consultores para multiplicar os conteúdos junto às equipes da Bolívia, Colômbia e Peru. “Compartilhando a metodologia de núcleos setoriais com nossos países fronteiriços, Sebrae e CACB contribuem para fortalecer as relações comerciais entre micro e pequenas empresas do continente, ampliando a internacionalização dos pequenos negócios”, destaca o gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae, Juarez de Paula.

De quinta-feira (28) a sábado (30), os representantes das instituições visitantes participam de reuniões em Brasília (DF) e Joinville (SC) para conhecer melhor a metodologia. Nesse período, ainda realizam visitas a núcleos setoriais nos municípios catarinenses de Joinville e Jaraguá do Sul.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot