São Paulo – Melhorar o relacionamento entre a pequena padaria e seus grandes fornecedores para aumentar as vendas e a competitividade dos pequenos negócios são os principais objetivos do encadeamento produtivo para o setor. A iniciativa é desenvolvida em forma de piloto pelo Sebrae em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
A área de compras é estratégica no segmento de panificação. “Se a padaria gasta 60% do seu faturamento com compras e em uma negociação consegue economizar 5%, o resultado é um impacto positivo de 40% na lucratividade”, avalia Fausto Cassemiro, gerente-adjunto de Atendimento Coletivo- Indústria do Sebrae.
Em dificuldades, muitas vezes o empresário demite funcionários para reduzir custos. Na opinião do gerente-adjunto, isso é um equívoco, já que a folha de pagamento representa menos de 10% do faturamento. “Uma boa conversa com o fornecedor pode mudar a situação”. Por meio de consultorias e parcerias com instituições locais nos cinco estados, o Sebrae capacitará e qualificará as pequenas padarias, além de promover a cooperação entre as micro e pequenas panificadoras com os grandes fornecedores. “Essa relação, muitas vezes, não é considerada pelos empresários justa e amistosa. É nela que vamos atuar no encadeamento produtivo”, diz Cassemiro.
O fornecedor pode ajudar muito no desenvolvimento das padarias, com, por exemplo, capacitação e treinamento, uniformes e verbas para marketing. “É lógico que o grande também será beneficiado, com o desenvolvimento de novos clientes e produtos”, disse a coordenadora nacional de Alimentos e Bebidas do Sebrae, Regina Diniz.
No Rio Grande do Norte, o projeto-piloto deverá beneficiar 100 padarias e envolver dois grandes moinhos fornecedores de matéria-prima. Segundo o gestor do projeto no estado, as empresas serão capacitadas por técnicos do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) para tornar o negócio mais atrativo e agregar valor aos produtos e serviços, através da formação da rede de aprendizagem.
Prazos de entrega
O programa em Mato Grosso do Sul envolve cinco grandes empresas fornecedoras e 20 padarias. A gestora Cintia Guedes explica que uma das ações identificadas no encadeamento é a gestão de estoque. “As grandes empresas reclamavam da falta de uma programação para os pedidos. Em contrapartida, os pequenos reclamavam dos longos prazos para entrega”.
A questão está sendo resolvida com curso de gestão subsidiado para as pequenas padarias, com 80% dos recursos do programa Sebraetec e 20% das grandes empresas do setor, e uma reavaliação de entrega por parte dos fornecedores.
Serviço
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