X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cooperação melhora desempenho do setor de panificação


São Paulo – Melhorar o relacionamento entre a pequena padaria e seus grandes fornecedores para aumentar as vendas e a competitividade dos pequenos negócios são os principais objetivos do encadeamento produtivo para o setor. A iniciativa é desenvolvida em forma de piloto pelo Sebrae em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

A área de compras é estratégica no segmento de panificação. “Se a padaria gasta 60% do seu faturamento com compras e em uma negociação consegue economizar 5%, o resultado é um impacto positivo de 40% na lucratividade”, avalia Fausto Cassemiro, gerente-adjunto de Atendimento Coletivo- Indústria do Sebrae.

Em dificuldades, muitas vezes o empresário demite funcionários para reduzir custos. Na opinião do gerente-adjunto, isso é um equívoco, já que a folha de pagamento representa menos de 10% do faturamento. “Uma boa conversa com o fornecedor pode mudar a situação”. Por meio de consultorias e parcerias com instituições locais nos cinco estados, o Sebrae capacitará e qualificará as pequenas padarias, além de promover a cooperação entre as micro e pequenas panificadoras com os grandes fornecedores. “Essa relação, muitas vezes, não é considerada pelos empresários justa e amistosa. É nela que vamos atuar no encadeamento produtivo”, diz Cassemiro.

O fornecedor pode ajudar muito no desenvolvimento das padarias, com, por exemplo, capacitação e treinamento, uniformes e verbas para marketing. “É lógico que o grande também será beneficiado, com o desenvolvimento de novos clientes e produtos”, disse a coordenadora nacional de Alimentos e Bebidas do Sebrae, Regina Diniz.

No Rio Grande do Norte, o projeto-piloto deverá beneficiar 100 padarias e envolver dois grandes moinhos fornecedores de matéria-prima. Segundo o gestor do projeto no estado, as empresas serão capacitadas por técnicos do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) para tornar o negócio mais atrativo e agregar valor aos produtos e serviços, através da formação da rede de aprendizagem.

Prazos de entrega

O programa em Mato Grosso do Sul envolve cinco grandes empresas fornecedoras e 20 padarias. A gestora Cintia Guedes explica que uma das ações identificadas no encadeamento é a gestão de estoque. “As grandes empresas reclamavam da falta de uma programação para os pedidos. Em contrapartida, os pequenos reclamavam dos longos prazos para entrega”.
A questão está sendo resolvida com curso de gestão subsidiado para as pequenas padarias, com 80% dos recursos do programa Sebraetec e 20% das grandes empresas do setor,  e uma reavaliação de entrega por parte dos fornecedores.

 

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 8118-9821 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot