X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresária investe em franquia com apoio do Sebrae


Vitória – Com a proposta de multiplicar boas ideias, as franquias têm sido uma boa opção para empreendedores que desejam entrar no mercado com mais segurança. A grande vantagem é a possibilidade de trabalhar com uma marca conhecida, que dá garantias e proporciona um retorno mais rápido do que para instalar, operar e gerir um novo modelo negócio.

No Espírito Santo, o segmento vem ganhando espaço. Um bom exemplo é o da empresária Daniele Pezzin, que ingressou recentemente em uma rede de franquias, que já conta com sete unidades no estado e mais de 450 em todo o Brasil. Trata-se da rede D’pil, uma clínica de fotodepilação, com sede em São Paulo. A proprietária vai inaugurar uma unidade em Laranjeiras, na Serra, e contou com a ajuda do Sebrae no Espírito Santo para tomar a decisão.

Antes de despertar para o segmento franquia, Daniele já atuava como empresária há sete anos em Juiz de Fora (MG), onde possuía uma distribuidora de cosméticos. Quando decidiu retornar a Vitória, no seu estado de origem, ela quis investir na franquia. Durante o processo de abertura da empresa, aproveitou o tempo livre para se capacitar e fazer novos contatos.

Durante esse período, ela ecidiu participar do Empretec, seminário promovido pelo Sebrae para estimular o espírito empreendedor através de uma metodologia vivencial e interativa, com jogos, exercícios e debates. “Eu já era empresária e tinha feito vários cursos, inclusive participei de palestras e consultorias do Sebrae na minha antiga empresa, mas não conhecia o Empretec. Ele desperta ainda mais nosso lado empreendedor. É uma confirmação de que vale a pena empreender”.

Segundo a empresária, todas as técnicas aprendidas na capacitação já estão sendo aplicadas no negócio, que será inaugurado neste mês. “Aprendi ferramentas para transformar meus sonhos em metas. Hoje, tenho muito mais clareza sobre onde, quando e como posso chegar. Sinto-me mais preparada e motivada para aproveitar ao máximo a minha empresa. Tive um ganho profissional e pessoal enorme. O Empretec é essencial para qualquer empreendedor e indico sempre que posso”.

O analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae no Espírito Santo, Herberth Gonçalves, orienta o caminho certo para quem pretende investir em franquias. “Primeiramente, o candidato deve verificar se possui sinergia com o segmento escolhido e não se precipitar na escolha. É importante investigar a fundo e conhecer ao máximo a estrutura organizacional do franqueador, o programa de treinamento, ler os manuais e visitar a unidade-piloto”, explica.

Viabilidade

Ainda de acordo com Herbeth, é fundamental a análise minuciosa da Circular de Oferta de Franquia (COF), instrumento que esclarece os direitos e deveres do franqueador e do franqueado, as características do negócio e as formas de fornecimento da unidade franqueada. Nesse documento, estão relacionados todos os atuais e ex- franqueados, por isso, é importante checar se tudo o que está escrito ali é verdadeiro. Para obter informações sobre a viabilidade do negócio, também é essencial conversar com ex-franqueados que abandonaram a rede ou que foram excluídos.

Nos próximos meses, estão programadas algumas edições do Empretec em Vitória. Antes de começar a participar do seminário, o candidato deve fazer uma entrevista na sede do Sebrae. Confira a programação:

Março
Entrevista: 14, 15 e 16
Seminário: 19 a 24

Abril
Entrevista: 18, 19 e 20
Seminário: 19 a 24

Maio
Entrevista: 16, 17 e 18
Seminário: 21 a 26

Junho
Entrevista: 13, 14 e 15
Seminário: 18 a 23

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Amanda Freitas
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot