X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

xPIX1.jpg.pagespeed.ic_.2b1EgXfTwk
Finanças para Empreendedores

PIX para empresas: As vantagens da conciliação e no pagamento de duplicatas

Novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central trará facilidades para os negócios.


O PIX foi desenvolvido pelo Banco Central para facilitar a transferência eletrônica de valores entre pessoas e organizações. O novo sistema destaca-se por permitir a realização de pagamentos e recebimentos de valores em poucos segundos. Para as empresas, essa é uma nova modalidade bastante efetiva para quitar fornecedores e até mesmo funcionários. Além disso, ele também permite a transação com o governo, facilitando o pagamento de impostos, por exemplo.

Segundo Paulo David, CEO da Grafeno, fintech que oferece contas digitais e infraestrutura de registros eletrônicos para empresas e credores, essa modalidade trouxe acesso a uma solução de cobrança mais barata, segura e eficiente do que os boletos e transferências. “O PIX dá mais possibilidades para as empresas e credores brasileiros e é uma opção mais rápida, conveniente, fácil e simples de receber e fazer pagamentos e transferências”, comenta Paulo.

Um aspecto que fará a diferença para as organizações é o fato dele ser “rico em dados”, quando comparado com TEDs e DOCs, além de ser liquidado praticamente em tempo real. “Uma transação recebida via Pix vem carregada de informações complementares como, por exemplo, um escopo do serviço ou produto ofertado e isso resolve um problema importante para as empresas: a conciliação”, explica Paulo.

“As organizações precisam conectar os valores recebidos com as notas emitidas. Quando cobra via TED e DOC, a transação é liquidada “sem informações complementares”, ou seja, fica claro qual o valor, a conta pagadora, mas se gasta um tempo enorme para entender qual serviço ou produto o pagamento se refere. As transações via PIX carregam informações mais detalhadas e chegam em tempo real, permitindo que a instituição tenha um acesso mais fácil de quem pagou e o que recebeu”, complementa.

Além disso, o PIX deverá ser mais barato do que as transações via boleto ou a realização de uma TED. Segundo Paulo, de um lado o custo junto ao Banco Central para fazer a transação é menor, se comparado aos modelos comuns e, do outro, reduz os intermediários entre a conta de origem e a conta de destino do dinheiro.”Com este novo sistema de transferência de valores haverá uma redução de custos para as empresas realizarem cobranças e fazerem pagamentos”, ressalta.

Hoje, cerca de 50% das vendas do e-commerce são feitas via boleto. Nestes casos, o vendedor demora alguns dias para saber que a compra foi paga, para mobilizar estoque e transferir para o cliente. A disponibilização imediata dos recursos vai possibilitar uma melhora no fluxo de caixa de algumas empresas e reduzir os custos financeiros delas. “Varejistas, principalmente os que vendem online, passam a receber a confirmação imediata do pagamento e isso pode reduzir o prazo de entrega de produtos. Já para aqueles que possuem lojas físicas, não é preciso aguardar o prazo dos cartões para receber as vendas e nem para pagar as taxas das maquininha”, finaliza David.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot