X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Fomenta incentiva participação de MPE em compras públicas


Três Lagoas –  O primeiro Fomenta Estadual em Mato Grosso do Sul começou nesta terça-feira (25), no Sebrae Região do Bolsão, em Três Lagoas. O evento visa oferecer a micro e pequenas empresas mecanismos e oportunidades de negociar com órgãos governamentais.

Na abertura, o coordenador de Logística e Serviços Gerais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fabrício Arthur Galupo Magalhães, informou que no último trimestre 26% das compras realizadas pelo governo federal no estado foram feitas junto às empresas de pequeno porte.

A meta, segundo ele, é aumentar esse índice para até 30% até o final do ano. “O principal objetivo desse evento é mostrar aos pequenos negócios o poder de compra do governo. Queremos esclarecer a eles como e porque participar, como se cadastrar e colocar em um mesmo espaço representantes de quem vende e de quem compra”, afirmou durante a palestra Compras Públicas do Governo Federal das MPE.

O gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, enfatizou os benefícios do Fomenta, que destaca a importância das micro e pequenas empresas para a gestão pública; fixa a relevância de incentivos na agenda do gestor público; eleva o nível de segurança dos gestores ao comprar de empreendimentos de micro e pequeno porte; e aproxima empresas fornecedoras. “Hoje, as compras públicas movimentam no Brasil cerca de meio trilhão de reais ao ano. Pretendemos elevar a participação das micro e pequenas empresas nos estados e os municípios”, completou.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Mato Grosso do Sul, Cláudio George Mendonça, os incentivos estão na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, onde consta um capítulo inteiro destinado aos direitos e mecanismos para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. “A participação das micro e pequenas empresas do estado em compras públicas aumentaram em mais de quatro vezes nos últimos anos”, ressaltou. “Pretendemos elevar ainda mais essa participação e o papel do Sebrae é fornecer apoio e informação para o empresário”, concluiu.

A vice-governadora, Simone Tebet, enalteceu a importância do Fomenta para o fortalecimento do setor. “Esse evento é uma união de esforços para mostrar a micro e pequenas empresas que elas têm condições de vender para o poder público. Queremos valorizar quem gera renda no estado”, afirmou. “Para se ter uma base, o comércio e os serviços têm uma participação de 60% no PIB do MS, conforme dados de 2008”, completou.

Projetos

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, explica que já deu início à valorização da micro e pequena empresa com a criação da casa de apoio ao pequeno empreendedor – que abriga ex-camelos, agora formalizados – e com o projeto, em andamento, da construção do Shopping a Céu Aberto. “As nossas grandes empresas precisam desses pequenos negócios. Eles são essenciais e estaremos de mãos dadas para fortalecer e protegê-los ainda mais”.

A programação do Fomenta Estadual, em Três Lagoas, segue até amanhã (26) com palestras e encontro de negócios entre entidades e micro e pequenas empresas.

Serviço
Sebrae no MS – (67) 3389-5536
www.ms.agenciasebrae.com.br
Central de Atendimento – 0800-570-0800.


Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo