X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Fomenta incentiva participação de MPE em compras públicas


Três Lagoas –  O primeiro Fomenta Estadual em Mato Grosso do Sul começou nesta terça-feira (25), no Sebrae Região do Bolsão, em Três Lagoas. O evento visa oferecer a micro e pequenas empresas mecanismos e oportunidades de negociar com órgãos governamentais.

Na abertura, o coordenador de Logística e Serviços Gerais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fabrício Arthur Galupo Magalhães, informou que no último trimestre 26% das compras realizadas pelo governo federal no estado foram feitas junto às empresas de pequeno porte.

A meta, segundo ele, é aumentar esse índice para até 30% até o final do ano. “O principal objetivo desse evento é mostrar aos pequenos negócios o poder de compra do governo. Queremos esclarecer a eles como e porque participar, como se cadastrar e colocar em um mesmo espaço representantes de quem vende e de quem compra”, afirmou durante a palestra Compras Públicas do Governo Federal das MPE.

O gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, enfatizou os benefícios do Fomenta, que destaca a importância das micro e pequenas empresas para a gestão pública; fixa a relevância de incentivos na agenda do gestor público; eleva o nível de segurança dos gestores ao comprar de empreendimentos de micro e pequeno porte; e aproxima empresas fornecedoras. “Hoje, as compras públicas movimentam no Brasil cerca de meio trilhão de reais ao ano. Pretendemos elevar a participação das micro e pequenas empresas nos estados e os municípios”, completou.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Mato Grosso do Sul, Cláudio George Mendonça, os incentivos estão na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, onde consta um capítulo inteiro destinado aos direitos e mecanismos para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. “A participação das micro e pequenas empresas do estado em compras públicas aumentaram em mais de quatro vezes nos últimos anos”, ressaltou. “Pretendemos elevar ainda mais essa participação e o papel do Sebrae é fornecer apoio e informação para o empresário”, concluiu.

A vice-governadora, Simone Tebet, enalteceu a importância do Fomenta para o fortalecimento do setor. “Esse evento é uma união de esforços para mostrar a micro e pequenas empresas que elas têm condições de vender para o poder público. Queremos valorizar quem gera renda no estado”, afirmou. “Para se ter uma base, o comércio e os serviços têm uma participação de 60% no PIB do MS, conforme dados de 2008”, completou.

Projetos

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, explica que já deu início à valorização da micro e pequena empresa com a criação da casa de apoio ao pequeno empreendedor – que abriga ex-camelos, agora formalizados – e com o projeto, em andamento, da construção do Shopping a Céu Aberto. “As nossas grandes empresas precisam desses pequenos negócios. Eles são essenciais e estaremos de mãos dadas para fortalecer e protegê-los ainda mais”.

A programação do Fomenta Estadual, em Três Lagoas, segue até amanhã (26) com palestras e encontro de negócios entre entidades e micro e pequenas empresas.

Serviço
Sebrae no MS – (67) 3389-5536
www.ms.agenciasebrae.com.br
Central de Atendimento – 0800-570-0800.


Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot