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Motivação & Inspiração

4 maneiras de treinar o seu cérebro para a positividade

Positividade

Você não é um otimista natural? Use estes exercícios simples para treinar o seu cérebro para ser mais positivo.


Você não é um otimista natural? Use estes exercícios simples para treinar o seu cérebro para ser mais positivo

Sabe quando jogamos Tetris por muito tempo e, mesmo depois que você parou de jogar, você ainda consegue ver os pequenos blocos caindo na sua mente?

A persistência do Tetris não é simplesmente um efeito irritante de um jogo inteligentemente concebido, de acordo com os cientistas. Em vez disso, é um reflexo de algo profundamente positivo sobre o nosso cérebro – sua plasticidade.

De acordo com um recente artigo do fundador do iDoneThis, Walter Chen sobre produtividade no blog do Buffer, ele cita estudos com o Tetris que concluir que jogar o jogo por algumas horas por semana, ao longo de alguns meses, na verdade mudou o cérebro dos jogadores.

“Toda vez que você reativa um circuito, aumenta a eficiência sináptica, e conexões se tornam mais duráveis e mais fáceis de se reativar. Sempre que você for fazer tarefas específicas outra vez, elas ocupam menos de seu poder cerebral ao longo do tempo”, escreve Chen.

Aprender a positividade

Isso provavelmente não é nenhuma novidade para qualquer um que tenha aprendido a tocar piano, falar uma segunda, ou terceira, língua. Então, qual é o problema?

Esta plasticidade cerebral mesmo lhe permite dominar habilidades simples ou esportivas, também permite que você se treine para ser mais positivo.

Chen cita o trabalho de Shawn Acor, autor de The Happiness Advantage. Assim como podemos treinar o cérebro para reconhecer mais facilmente os padrões Tetris, podemos treinar o cérebro para fazer a varredura para as coisas boas da vida.

Isso pode ser muito útil para nos ajudar a ver mais as possibilidades, de sentir mais energia e para ter sucesso em níveis mais altos. Essa é o chamado efeito positivo do Tetris.

Posicione-se na sua vida com mais positividade.

Posicione-se na sua vida com mais positividade.

Lição de casa da felicidade

Então, como fazer isso? Chen oferece 4 intervenções muito simples que podem, com o tempo reprogramar o seu cérebro de forma mais positiva:

#1. Procure 3 pontos positivos diariamente

Ao final de cada dia, faça uma lista de 3 coisas boas que aconteceram especificamente naquele dia e refletir sobre o que faz com que elas aconteçam.

As coisas boas podem ser qualquer coisa: esbarrar em um velho amigo, um comentário positivo de alguém no trabalho, um por do sol bonito.

Celebrar pequenas vitórias também tem efeito comprovado de alimentar a motivação e inflamar a alegria. Como você grava suas coisas boas diariamente, você tende a se sentir melhor.

#2. Dê uma mensagem diária de incentivo para alguém

Pegue as coisas positivas melhorando para reconhecer as pessoas que você notou que também mudaram positivamente.

Tire 1 minuto para agradecer ou reconhecer alguém por seus esforços, de amigos e familiares para as pessoas no trabalho. Uma ótima maneira de fazer isso é através do envio de e-mail diário para alguém.

Pode ser a sua antiga professora, com os conselhos que você tem seguido diariamente, um colega de trabalho ou alguma pessoa que você conheceu. Mostre coragem e diga obrigado.

#3. Faça algo agradável

Atos de bondade impulsionam a felicidade. Algo pequeno e simples pode fazer muitas pessoas sorrirem. Parando para pensar algo agradável é um hábito que tem o poder de tirar as pessoas do loop da negatividade.

Faça algo de bom, mesmo que um pequeno gesto, como comprar um café para alguém.

#4. Cuide da sua mente

Quando estamos de cabeça cheia, não conseguimos prestar atenção ao momento, muito menos julgar as coisas que estão acontecendo à nossa volta.

Ao abrirmos nossa consciência para além da maneira estreita de pensarmos negativamente podemos ajudar a trazer de volta mais equilíbrio e positividade para nossa vida.

Cuide da sua mente. Cabeça cheia não vai ajudar a você resolver todos os problemas.

Cuide da sua mente. Cabeça cheia não vai ajudar a você resolver todos os problemas.

É possível mudarmos a maneira de ver o mundo

Você concorda?

É possível enxergarmos as coisas boas, sem deixar com que as dificuldades atrapalhem no nosso rendimento, o que vai fazer com que consigamos, cada vez mais, superarmos os nosso desafios diários.

Ao nos estressarmos e nos lamentarmos estamos prejudicando a nossa própria capacidade cerebral que vai influenciar diretamente nas nossas atitudes e no resultado final de tudo aquilo que produzimos.

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Este artigo foi adaptado do original, “4 Ways to Train Your Brain for Positivity”, da revista Inc.

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