O número de rejeições que você recebe quando começa geralmente é proporcional ao sucesso que você vai conseguir
O medo da rejeição é a ruína do sucesso. Se você tem medo de que as pessoas (clientes, funcionários, colegas de trabalho, colegas, etc.) vão rejeitar a sua ideia, você vai evitar fazer o mais difícil e o seu medo vai atrapalhar no seu sucesso.
O medo da conquista é apenas o começo. Se você realmente quiser ser bem sucedido, você deve aprender a transformar a rejeição em um veículo que o leva mais rapidamente para os seus objetivos finais.
Isso é possível através de 5 etapas:
#1. Entenda porque você se sente rejeitado
Suponha que você tem a chance de entrar no escritório de um grande investidor.
Você vai fazer o seu melhor, mas o investidor lhe responde com um não nos ligue, nós ligaremos para você, ou pior do que isso, eles dizem que a sua ideia é horrível e colocam você pra fora.
Isso certamente é um resultado decepcionante se você estivesse contando que iria receber algum dinheiro para investimento.
No entanto, por que se sentir rejeitado, ao invés de apenas frustrado, irritado ou triste?
A resposta é que você levou os comentários a um nível pessoal e permitiu que esses comentários fizessem você se sentir mal sobre si mesmo, em vez de apenas se sentir mal com a situação.
Existem 3 razões pelas quais as pessoas se sentem rejeitadas:
- Quando isso acontece muito. Suponha que esse investidor de número 100 que você se aproximou e de todos você tenha tido a mesma resposta para a sua ideia. A partir do momento em que você está convencido de que a sua ideia é ótima, você conclui com base na opinião dos outros que deve haver algo errado com você.
- Quando você está emocionalmente envolvido. Quando você coloca muito tempo e esforço em um relacionamento, dói muito mais quando a outra pessoa não concorda com você sobre aquilo que você gosta.
- Quando você respeitar a rejeição. Quando você tem um respeito profundo e permanente pela pessoa, a rejeição acaba mais peso e autoridade.
É importante estar cientes desses fatores, porque isso é necessário para neutralizar a picada da rejeição ates de virar a situação a seu favor.
#2. Enfraquecer a picada da rejeição
Agora que você já sabe porque se sente rejeitado, a rejeição se torna menos tóxica barateando as crenças e pressupostos desse sentimento.
Se você sentir que está recebendo muitas rejeições, examine as pessoas que fazem o que você faz. Por exemplo, os vendedores muitas vezes fazem uma centena de ligações antes de conseguir um prospect.
Empreendedores, por vezes, se apresentam para centenas de investidores antes de conseguir capital.
Se você está emocionalmente envolvido com a outra pessoa, dissocie o seu envolvimento com o desfecho da situação. O bom e velho João pode não querer investir em sua empresa, mas vocês ainda podem ser amigos.
O prospect que você cultivou a meses pode não comprar, mas a longo prazo você pode fechar um grande contrato.
Se você está convencido de que a outra pessoa é realmente importante, modere o seu respeito a essas pessoas com uma dose de realidade.
Muitas pessoas bem sucedidas – até mesmo os magnatas de negócios famosos – são pessoas normais que já tropeçaram no sucesso.
E mesmo que não, eles não são deuses, são pessoas de carne e osso, como todos nós.
#3. Jogue fora as objeções inválidas
Agora que você já tem alguma perspectiva sobre as suas emoções, é hora de aplicar alguma lógica da vida real através de diferenciação entre objeções válidas e inválidas.
A rejeição válida é quando uma pessoa não faz o que você que por causa de algo que você pode mudar. Uma rejeição inválida é quando seu fracasso ocorreu por causa de algo arbitrário e que está fora de seu controle.
Por exemplo, suponha que você vai se encontrar com um cliente e você fez algo estúpido, como chamar o cliente pelo nome errado. Se o cliente vai embora, essa é uma rejeição válida, porque a culpa realmente é sua.
Por outro lado, suponha que você faça uma ligação e os prospects xingam você ao telefone. A rejeição do prospect não tem nada a ver com você.
Você não tinha como saber que o prospect era mal educado e mal-humorado. Qualquer um que ligar para essa pessoa, sem dúvida terá a mesma resposta dessa pessoa.
Nos negócios há rejeições inválidas muito mais do que as válidas. E porque você não pode fazer nada sobre os inválidos, o certo a fazer é dar de ombros. Não leve para o lado pessoal, porque isso não tem nada a ver com você.
#4. Usar as rejeições válidas como degraus para o sucesso
Às vezes o sucesso é apenas um jogo com números.
Quando Geoffrey James quis publicar seu primeiro livro sobre negócios, ele mandou a proposta para diversos editores e recebeu de volta milhares de cartas de rejeição.
Ao invés de se sentir desanimado, ele começou diariamente a utilizar a rejeição como degrau para o sucesso.
Quando mais rejeições ele tinha, mais ele acreditava no sucesso que conseguiria com a sua ideia. E foi justamente isso que aconteceu. O livro foi aceito pela Random House e sua publicação alavancou sua carreira profissional.
#5. Aprimore as habilidades adequadas
Agora que já aprendemos a filtrar as rejeições inválidas e colocar as rejeições restantes no contexto, podemos abordar as questões que estão sobre nosso controle e que podem nos impedir de ter sucesso.
Por exemplo, se você não está recebendo os investimentos de que precisa, reveja o seu plano de negócios com um especialista ou encontre um modelo melhor para utilizar.
Se as suas ligações não dão em nada, trabalhe novamente em seu roteiro. Experimente as diferentes abordagens.
Se você seguir esses passos religiosamente, você vai gastar o mínimo de tempo e energia emocional se sentindo rejeitado e se concentrar em reduzir o número de rejeições válidas que encontrar.
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Este artigo foi adaptado do original, “Transform Rejection into Success: 5 Steps”, da revista Inc.