Há muito sobre liderança que podemos aprender com o CEO da empresa mais valiosa do mundo
Timm Cook, ao contrário de seu famoso antecessor Steve Jobs, não anseia os holofotes. Por isso, na sua entrevista mais recente à BusinessWeek, que é a reportagem de capa da revista, podemos entender um pouco mais os traços de liderança de Cook por trás da Apple.
A matéria variou sobre os temas design até a fabricação dos produtos, além do anúncio de que a Apple vai expandir suas operações nos EUA. Mas a entrevista também rendeu um grande insight sobre a liderança previdente de uma organização – seja ela qual for.
Sendo assim, aqui estão algumas das sacadas de liderança de Tim Cook…
#1. A diversidade é extremamente importante
A diversidade não é apenas um chavão de RH. De fato a pluralidade de personalidade e estilos entre os funcionários pode realmente influenciar na receita da sua emrpesa.
A ideia por trás disso é que as pessoas trazem muito mais ideias e experiências diferentes para a sua estação de trabalho e as empresas podem aproveitar essa quantidade de experiências na abordagem inovadora do negócio.
Deixe explicita essa característica em sua empresa e faça a diversidade a pedra angular da sua filosofia de gestão.
“Queremos diversidade de pensamento, diversidade de estilo. Queremos que as pessoas sejam elas mesmas. Esta é uma grande característica da Apple. Você não tem que ser uma pessoa ou outra. Você não tem que ser diferente do que realmente é. A diferença é que estamos reunidos por valores: queremos fazer a coisa certa, queremos ser honestos e diretos. Nós admitimos quando estamos errados e temos coragem de mudar”, diz Cook.
#2. Transparência é fundamental
Cook sabia que transparência seria fundamental para assumir a Apple. Com duras críticas sobre os padrões de funcionários da Apple por todo o mundo – principalmente da Foxconn, sua parceira na fabricação dos produtos – Cook abriu as portas da empresa e convidou o mundo para conhecer como as operações da Apple realmente funcionam.
Ao fazer isso ele não apenas ganhou a simpatia em torno das operações da Apple, como redefinui os padrões da indústria para outras empresas.
“Nossa transparência no relacionamento com fornecedores é um exemplo de demonstrar que quanto mais transparente somos, mais impacto positivo causamos. Queremos ser a mais inovadora e mais habilidosa empresa em desenvolvimento, produção e distribuição de nossos produtos. Quando mais transparente somos, mais espaço público ganhamos”, ressalta Tim Cook.
#3. Leia o e-mail dos clientes
Você acha que entende e conhece os seus clientes, não é mesmo?
Tim Cook administra o seu tempo para que sempre consiga andar pelas Apple Stores e ler e-mails de clientes.
“Eu saio para andar em nossas lojas. Você pode aprender muito em uma loja. Eu recebo milhares de e-mails diariamente, mas é totalmente diferente quando eu entro em uma loja e conversa pessoalmente com clientes. É uma outra dimensão. Você não pode insultar um cliente que reclama ou se colcoar como CEO prepotente de uma empresa”, afirma Cook.
#4. Você só pode fazer grandes coisas
Considerando o tamanho da Apple devemos parar para pensar sobre como são poucos os produtos que a empresa fabrica.
Se você realmente olhar para a Apple, teremos 4 iPods, 2 iPhones principais, 2 iPads e alguns Macs. E isso é tudo.
O ponto é: se concentrar no que você faz de melhor e fazer da melhor forma que puder.
“Nós discutimos e debatemos como uns loucos sobre o que vamos fazer, porque sabemos que só podemos fazer algumas coisas muito bem. No momento certo vamos continuar perturbando e descobrindo coisas novas que as pessoas nem sabiam que queriam”, conta Tim Cook.
#5. Admita que você está errado
Finalmente, o conselho de Cook para outros empresários e CEOs é um conselho muito útil para qualquer pessoa.
“Muitas pessoas, particularmente eu, achamos que CEOs e executivos ficam tão plantados em suas velhas ideias que agora se recusam ou não têm coragem de admitir que estão errados. Talvez a coisa mais subvalorizada sobre Steve foi que ele teve coragem de mudar de ideia. E como sabemos, é um talento”.
Novos ares
Essas 5 ideias não vão tornar a sua empresa uma Apple, mas certamente irão fazer com que a sua postura como executivo seja mais aberta para o novo e voltada a fazer coisas que realmente importam e fazem diferença na vida das pessoas.
Enquanto você tiver arraigado a velhas ideias, comportamentos e hábitos, não vai conseguir desenvolver nenhuma ideia que dê certo no ambiente que vivemos hoje.
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Este artigo foi inspirado pelo “5 Essential Leadership Lessons From Tim Cook”, da Revista Inc.