5 fundadores de startups revelam suas melhores dicas sobre cultura
Ao entrar no escritório do SinglePlataform você vê depoimentos de clientes que revestem as paredes, citações inspiradoras e obras de arte pintadas com tinta e blocos de Lego surgindo por todos os lados.
As paredes estão cobertas com impressões de depoimentos de clientes elogiando a empresa por prestar um grande serviço.
Mas a cultura de uma empresa não é apenas diversão e jogos. Para uma empresa orientada a vendas como o SinglePlataform celebrar pequenas e grandes vitórias é fundamental para a cultura.
Para a empresa orientada ao produto weeSpring a cultura é um conjunto codificado de valores que impulsionam tanto o recrutamento, quanto o design do website.
Qual é o resultado do investimento em cultura?
Ao tentar justificar o investimento em cultura, não olhe diretamente para o ROI. Pense sobre os custos extras que você vai incorrer com um falta de cultura.
Para saber mais sobre as melhores práticas foram reunidos alguns empreendedores no American Express OPEN Forum e a cultura foi uma das discussões em pauta.
Aqui estão as dicas de 5 fundadores de startups sobre como construir a cultura dentro das empresas.
#1. Documente seus valores
Quando o weeSprings estava sendo acelerado eles tinham o que o fundador Allyson Downey chama de terapia em família com o investidor Brad Feld.
Nessa “sessão de terapia” todos da equipe deveriam sentar-se sozinhos por 15 minutos e anotar os valores de sua empresa em um pedaço de papel. Isso porque quando você faz um bate-papo muitas vezes nem todas as pessoas se manifestam igualmente.
Assim, o primeiro valor que a equipe acordou foi em não criar um website rosa, o que acabou sendo um princípio organizacional e de design.
Outros valores incluem a simplicidade, qualidade é melhor que quantidade e honestidade.
Blake Mycosckie, fundador da TOMS se lembra de um momento em que todos diziam que havia uma maneira TOMS de fazer as coisas.
Nesse ano ele está convidando os funcionários a nomear uns aos outros em um comitê que vai reescrever a missão, visão e valores da empresa.
#2. Contrate bem
A cultura de Stella & Dot começa com a contratação das pessoas certas. Há 10 filtros de contratação – incluindo sentido de urgência, curiosidade e vontade de falhar.
Certifique-se que as contratações se ajustam com a cultura. Depois priorize o ajuste cultural das pessoas, para que eles se transformem em um excelente conjunto de habilidades funcionais.
Não importa o quão bem os seus valores estão definidos e o processo de contratação esteja firmado, permita-se sempre um pouco de graça em aprender com os erros.
Se você estiver crescendo e contratando rápido demais, você nunca vai estar 100%.
#3. Evolua com o crescimento
Quanto mais cedo a cultura for definida, melhor. Atkinson do SumAll diz que a fase do weeSpring, com menos de 10 funcionários é ideal.
Até 20 ou 50 funcionários, os fundadores ainda conseguem ter controle direto, mas com uma empresa de 90 pessoas você não consegue influenciar diretamente cada pessoa na organização e você não sabe se contratou líderes que possam fazer isso por você.
Sua equipe deve ter o seu DNA desde cedo.
Os funcionários, nem sempre crescem com a empresa. Se o crescimento significa ter talento, muitas vezes significa deixar algumas pessoas pelo caminho.
Na contratação, Atkinson coloca os cargos de lado e da início a um protocolo de deveres para os funcionários, que vai desde as funções do marketing, RH, operacional e vendas, mostrando como a empresa funciona para as pessoas.
#4. Defina o ambiente
Se a sua cultura é definida uma vez que a sua equipe ainda está em formação, você tem como responsabilidade projetar o ambiente em que a sua equipe vai trabalhar.
Você não pode motivar as pessoas. Você pode apenas criar um contexto em que elas se motivem.
Então é nesse momento que os Legos e as citações que falamos no início do artigo surgem. Mas, a maneira com que você se comunica também faz parte da sua cultura.
O SinglePlataform, por exemplo, envia um e-mail semanal de reconhecimento para as pessoas, que inclui fotos. Na fase atual da empresa, todas as pessoas se conhecem e sabem o nome de todos.
Nenhuma empresa quer metas irrealistas. As pessoas querem metas que podem bater e, quando você começa batê-las você começa a ter pequenas vitórias. E com isso, as pessoas começam a confiar em sua maneira de projetar o seu negócio.
#5. Seja transparente
Se você for construir um navio, não recrute pessoas para serrar madeira, dividir o trabalho pesado e dar ordens. Em vez disso, ensine-os a ansiar pelo vasto e infinito mar.
Isso é algo que Cerilli diz aplicar ao seu negócio.
As pessoas querem saber para onde a empresa está indo. A cultura é uma criação de ambiente no qual os membros da equipe são donos do processo e por isso se dedicam de maneira diferente.
Mas, em muitas startups os funcionários são realmente proprietários. Eles têm ações da empresa e participam literalmente de todo o processo.
É nesse momento em que a transparência entra em jogo.
No SumAll os salários são abertos para todo mundo ver. É dessa maneira que a coisa funciona e, as reuniões do conselho são realizadas na frente de toda a empresa.
Desde que o SinglePlataform foi adquirido não perdeu nenhum desenvolvedor ou executivo. Isso aconteceu porque, segundo Cerilli – o novo proprietário, a ConstantContact tem valores que corresmpondem aos da empresa.
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Este artigo foi adaptado do original “5 Startup Founders Reveal Their Best Company Culture Tips” do Mashable.