Que tal uma ajuda da física para ser mais produtivo? Veja como as leis de Newton podem te ajudar
Em 1687, Sir Isaac Newton publicou seu livro inovador “Mathematical Principles of Natural Philosophy”, que descrevei as suas 3 leis do movimento.
No processo, Newton estabeleceu as bases para a mecânica clássica e redefiniu a forma como o mundo olhava para a física e a ciência.
O que a maioria das pessoas não sabe, porém, é que as 3 leis de Newton podem ser usadas como uma analogia interessante para aumentar a produtividade, simplificando o seu trabalho e melhorando a sua vida.
Aqui estão uma analogia sobre como isso é possível.
Primeira lei da produtividade de Newton
Primeira lei do movimento: um objeto permanece em repouso ou continua a se mover a uma velocidade constante, a menos que seja afetado por uma força externa (ou seja, objetos em movimento tendem a permanecer em movimento, e objetos em repouso tendem a permanecer em repouso).
De muitas maneiras, a procrastinação é uma lei fundamental do universo. É a primeira lei de Newton aplicada à produtividade.
Objetos em repouso tendem a permanecer em repouso.
A boa notícia? Ela funciona de outra maneira também. Objetos em movimento tendem a permanecer em movimento.
Quando se trata de ser produtivo, isso significa que a coisa mais importante é encontrar uma maneira de começar. Uma vez que você começa, fica mais fácil de se manter em movimento.
Então, qual a melhor maneira de começar?
A melhor maneira de começar pode ser a regra de ouro dos 2 minutos. Aqui está a regra de 2 minutos ajustada para a produtividade:
Para superar a procrastinaçãoo, encontre uma maneira de começar a sua tarefa em menos de 2 minutos.
Observe que você não tem que terminar a sua tarefa. Na verdade você não tem nem que trabalhar em sua tarefa primária.
No entanto, graças à primeira lei de Newton, muitas vezes você começa essa tarefa e depois se mantém em movimento.
Segunda lei da produtividade de Newton
Segunda lei do movimento: F = ma. A soma vetorial das forças sobre um objeto é igual à massa do objeto vezes a sua aceleração (ou seja, força é igual a massa vezes aceleração).
Vamos quebrar essa equação e ver como ela se aplica à produtividade.
Há uma coisa importante nessa equação. A força F é um vetor. Vetores envolvem tanto magnitude e direção.
Em outras palavras, se você quiser obter um objeto acelerando em uma determinada direção, então o tamanho da força aplicada e da direção fará toda a diferença.
Essa é uma história de como fazer as coisas na sua vida.
Se você quer ser produtivo, não é apenas sobre quão duro você trabalha, mas sim sobre onde esse trabalho está sendo aplicado.
Isso é verdade para decisões de vida e para as grandes decisões diárias.
Por exemplo, você pode aplicar o mesmo conjunto de habilidades em diferentes direções e obter resultados diferentes.
Para funcionar, de maneira simples, você só tem que colocar uma certa quantidade de força para fornecer ao seu trabalho o impulso. E onde você coloca a força é tão importante quanto a maneira que você faz isso.
Terceira lei da produtividade de Newton
Terceira lei do movimento: quando um corpo exerce uma força sobre um segundo corpo, o segundo corpo exerce simultaneamente uma força igual em magnitude e direção oposta ao primeiro corpo.
Todos nós temos uma velocidade média, que temos a tendência de apresentar para a vida.
Os nossos níveis típicos de produtividade e eficiência são muitas vezes um equilíbrio das forças produtivas e improdutivas de nossa vida.
Existem forças produtivas em nossas vidas, como foco, positividade e motivação. E há também forças improdutivas como o estresse, a falta de sono e a multitarefas.
Se queremos nos tornar mais eficazes e produtivos, temos 2 escolhas.
A primeira opção é adicionar mais forças produtivas. Nós podemos beber 1 xícara de café, e trabalhar mais. É por isso que as pessoas tomam drogas que as ajudam a manter a concentração ou assistem um vídeo motivacional.
Faz parte de um esforço para se manter motivado. É um esforço para aumentar a sua força produtiva e dominar as forças improdutivas que enfrentamos.
Obviamente, você só pode fazer isso por um determinado tempo antes de se esgotar, mas por um breve momento, a estratégia pode funcionar bem.
A segunda opção é eliminar as forças opostas. Simplifique a sua vida, aprenda a dizer não, mude o seu ambiente, reduza o número de responsabilidades e as foras que o prendem para trás.
Se você reduzir as forças improdutivas em sua vida, sua produtividade irá deslizar para a frente naturalmente.
É como se você magicamente removesse a mão que está prendendo você.
As leis da produtividade de Newton
As leis do movimento de Newton podem revelar insights que lhe dizem praticamente tudo que você precisa saber sobre como ser produtivo.
- Objetos em movimento tendem a permanecer em movimento. Encontre uma maneira de começar em menos de 2 minutos.
- Não é apenas sobre o trabalho duro, é sobre como trabalhar nas coisas certas. Você tem uma quantidade limitada de força e é preciso saber onde usá-la.
- Sua produtividade é um equilíbrio de forças opostas. Se você quer ser mais produtivo você pode remover as forças opostas, ou aumentar as forças favoráveis. A primeira opção é menos estressante.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The physics of productivity: Newton’s laws for getting stuff done”, do The Next Web.