Em uma era em que aparelhos e gadgets fazem de tudo, o melhor aplicativo de produtividade é você mesmo
Benjamin Franklin, que é o mestre da produtividade, e fez isso muito bem sem o iPhone, sabe porque:
“Sem crescimento contínuo e progresso, palavras como melhoria, realização e sucesso não fazem sentido”.
Nossa capacidade de autoanálise, conscientização e percepção são o que nos separam de trabalhadores robóticos, socos e brigas sem nenhum motivo aparente.
Mas, a nossa noção limitada de produtividade ignora esses recursos, com foco em resultados improdutivos e que apenas se contenta em conseguir realizar tarefas.
Nós sabemos que os rumos do nosso trabalho são importantes, mas muitas vezes ignoramos o processo em prol do resultado. Nós ignoramos o nosso papel dentro das atividades e na produtividade.
Acelerando o progresso e mantendo um diário de trabalho
Faz sentido o fato de Franklin ter sido uma pessoa metódica, que obedecia rigorosamente o seu diário. Ele estava obcecado com o crescimento pessoal e o progresso. Toda noite, Franklin reservava um tempo para fazer o seu diário e se perguntar: “o que eu fiz de bom hoje?”.
O exercício diário da reflexão ao fazer tais perguntas é muito poderoso. Foi isso que como descobriram a professora Teresa Amabile e o psicólogo Steven Kramer, da Harvard Business School, que o motivador mais eficaz no trabalho é a sensação de que você está fazendo progresso significativo.
Os hábitos de vida e de trabalho positivos são indispensáveis para promover a sensação de progresso que é justamente a mistura de emoções, motivações e percepções que se formam nas reações aos eventos de trabalho, afetando a maneira como as pessoas desempenham suas atividades.
A pesquisa de Amabile e Kramer demonstra que a sua qualidade de vida no trabalho afeta a sua criatividade, produtividade, comprometimento e colegialidade. Pessoas com vidas equilibradas estão engajadas em seu trabalho.
Mas, o cenário que enxergamos é que as pessoas estão menos presentes, engajadas e menos produtivas, o que resulta, consequentemente, em pessoas infelizes e mal-humoradas.
Manter um diário (isso mesmo, aquele escrito!) dentro da sua uma rotina de trabalho permite dar atenção à nossa vida de trabalho, criar maior comprometimento com o nosso trabalho, além de ajudar a fazer progressos significativos em nossas carreiras.
Como isso funciona?
Amabile e Kramer fornecem 4 benefícios que são resultado da implementação do hábito diário de escrever um diário: saúde, foco e memória, paciência e planejamento, e crescimento pessoal.
#1. Saúde
Ao escrever e nos expressarmos, estamos nos ajudando a melhorar o processamento cognitivo e, com isso nos permite a adaptação, o resultado em uma melhor saúde física e emocional.
#2. Foco e memória
Ter um diário faz com que seja possível destilar e assimilar os pensamentos ao redor de nossa mente, ajudando-nos a identificar, esclarecer e preservar o raciocínio.
Mesmo que sejamos influenciados por eventos de trabalho a todo tempo é extremamente difícil apontar de onde surgiram nossas influências e porque nos perdemos nas tarefas e no fluxo de nossas obrigações.
Manter um diário ajuda a mantermos o foco e não nos perdermos.
#3. Paciência e planejamento
Ao ter um mapa e uma imagem mais precisa de onde estamos e o que precisa ser feito é possível planejar o futuro com mais eficiência e ter mais paciência para aceitar o tempo das coisas e isolar os monstros da frustração, da pressão e da ansiedade.
O diário também irá construir um registro para melhorar a capacidade de visão de longo prazo, que é uma habilidade significativa para aumentar a produtividade de qualquer profissional.
#4. Crescimento pessoal
É preciso obter informações preciosas sobre nossa conduta e hábitos de trabalho e relacionamento.
Comandar melhor a conduta profissional e autonomia sobre nós mesmos porque seremos assim capazes de aprender com os próprios erros, mudarmos de rumo e identificar o que precisa ser deixado pra trás.
Um diário que seja a reflexão da sua rotina produz um retrato honesto do que foi feito durante o dia. E, com ele é possível refletir sobre a realidade e todas as realizações que temos feito ao longo do tempo, além de medir nosso progresso – ou não.
Como manter um diário de trabalho
Criar um diário de trabalho pode ser algo super simples.
Aqui estão algumas dicas para que seja possível começar a experimentar esse novo hábito.
Amabile e Kramer recomendam que isso seja feito por pelo menos 1 mês, já que não construímos novos hábitos da noite pro dia.
- Não use a falta de tempo como desculpa para pular fora do seu diário. Amabile e Kramer recomendam 5 a 10 minutos diários dedicados à construção do seu diário.
- Tente não deixar passar nenhum dia em branco. A frequência vai ajudar a criar o hábito.
- Utilize os métodos escritos que preferir. Escreva em um papel, em um computador, no seu smartphone ou tablet.
- Siga o exemplo de Benjamin Franklin e comece de maneira positiva. Pergunte-se pelas coisas boas. É muito fácil se prender ao negativo e não queremos esquecer as pequenas vitórias em prol de coisas desanimadoras. Lembre-se que o papel do diário é cultivar os pequenos progressos.
- Transforme os contratempos em combustível para o progresso. Se o dia tem contratempos que nos fazem ter um desempenho negativo ou frustrante, pense sobre o que pode ser feito para melhorar esses pequenos problemas.
- Faça uma revisão para obter o máximo de benefícios. Anote tudo que prejudica o desempenho, o seu nível de envolvimento e o seu humor.
Manter um diário de trabalho cria engajamento com as suas tarefas e reflete a sua jornada de vida e realização
Esse hábito permite que você se destaque na sua vida profissional para aperfeiçoar o trabalho que você produz e as melhorias em relação ao seu desempenho.
O trabalho em conjunto entre o profissional e seu diário torna-se a ferramenta de produtividade mais eficaz e eficiente na vida de uma pessoa. Os ganhos com a dinâmica profissional e o comprometimento com os processos de trabalho são significativos e auxilia no crescimento de qualquer profissional.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Ultimate Productivity Instrument is You” do iDoneThis blog.