X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

A maior ferramenta de produtividade é você

Produtividade

Em uma era em que aparelhos e gadgets fazem de tudo, o melhor aplicativo de produtividade é você mesmo.


Em uma era em que aparelhos e gadgets fazem de tudo, o melhor aplicativo de produtividade é você mesmo

Benjamin Franklin, que é o mestre da produtividade, e fez isso muito bem sem o iPhone, sabe porque:

 “Sem crescimento contínuo e progresso, palavras como melhoria, realização e sucesso não fazem sentido”.

Nossa capacidade de autoanálise, conscientização e percepção são o que nos separam de trabalhadores robóticos, socos e brigas sem nenhum motivo aparente.

Mas, a nossa noção limitada de produtividade ignora esses recursos, com foco em resultados improdutivos e que apenas se contenta em conseguir realizar tarefas.

Nós sabemos que os rumos do nosso trabalho são importantes, mas muitas vezes ignoramos o processo em prol do resultado. Nós ignoramos o nosso papel dentro das atividades e na produtividade.

Acelerando o progresso e mantendo um diário de trabalho

Faz sentido o fato de Franklin ter sido uma pessoa metódica, que obedecia rigorosamente o seu diário. Ele estava obcecado com o crescimento pessoal e o progresso. Toda noite, Franklin reservava um tempo para fazer o seu diário e se perguntar: “o que eu fiz de bom hoje?”.

O exercício diário da reflexão ao fazer tais perguntas é muito poderoso. Foi isso que como descobriram a professora Teresa Amabile e o psicólogo Steven Kramer, da Harvard Business School, que o motivador mais eficaz no trabalho é a sensação de que você está fazendo progresso significativo.

Os hábitos de vida e de trabalho positivos são indispensáveis para promover a sensação de progresso que é justamente a mistura de emoções, motivações e percepções que se formam nas reações aos eventos de trabalho, afetando a maneira como as pessoas desempenham suas atividades.

A pesquisa de Amabile e Kramer demonstra que a sua qualidade de vida no trabalho afeta a sua criatividade, produtividade, comprometimento e colegialidade. Pessoas com vidas equilibradas estão engajadas em seu trabalho.

Mas, o cenário que enxergamos é que as pessoas estão menos presentes, engajadas e menos produtivas, o que resulta, consequentemente, em pessoas infelizes e mal-humoradas.

Manter um diário (isso mesmo, aquele escrito!) dentro da sua uma rotina de trabalho permite dar atenção à nossa vida de trabalho, criar maior comprometimento com o nosso trabalho, além de ajudar a fazer progressos significativos em nossas carreiras.

A melhoria da sua produtividade depende dos seus hábitos saudáveis.

A melhoria da sua produtividade depende dos seus hábitos saudáveis.

Como isso funciona?

Amabile e Kramer fornecem 4 benefícios que são resultado da implementação do hábito diário de escrever um diário: saúde, foco e memória, paciência e planejamento, e crescimento pessoal.

#1. Saúde

Ao escrever e nos expressarmos, estamos nos ajudando a melhorar o processamento cognitivo e, com isso nos permite a adaptação, o resultado em uma melhor saúde física e emocional.

#2. Foco e memória

Ter um diário faz com que seja possível destilar e assimilar os pensamentos ao redor de nossa mente, ajudando-nos a identificar, esclarecer e preservar o raciocínio.

Mesmo que sejamos influenciados por eventos de trabalho a todo tempo é extremamente difícil apontar de onde surgiram nossas influências e porque nos perdemos nas tarefas e no fluxo de nossas obrigações.

Manter um diário ajuda a mantermos o foco e não nos perdermos.

#3. Paciência e planejamento

Ao ter um mapa e uma imagem mais precisa de onde estamos e o que precisa ser feito é possível planejar o futuro com mais eficiência e ter mais paciência para aceitar o tempo das coisas e isolar os monstros da frustração, da pressão e da ansiedade.

O diário também irá construir um registro para melhorar a capacidade de visão de longo prazo, que é uma habilidade significativa para aumentar a produtividade de qualquer profissional.

#4. Crescimento pessoal

É preciso obter informações preciosas sobre nossa conduta e hábitos de trabalho e relacionamento.

Comandar melhor a conduta profissional e autonomia sobre nós mesmos porque seremos assim capazes de aprender com os próprios erros, mudarmos de rumo e identificar o que precisa ser deixado pra trás.

Um diário que seja a reflexão da sua rotina produz um retrato honesto do que foi feito durante o dia. E, com ele é possível refletir sobre a realidade e todas as realizações que temos feito ao longo do tempo, além de medir nosso progresso – ou não.

Como manter um diário de trabalho

Criar um diário de trabalho pode ser algo super simples.

Aqui estão algumas dicas para que seja possível começar a experimentar esse novo hábito.

Amabile e Kramer recomendam que isso seja feito por pelo menos 1 mês, já que não construímos novos hábitos da noite pro dia.

  • Não use a falta de tempo como desculpa para pular fora do seu diário. Amabile e Kramer recomendam 5 a 10 minutos diários dedicados à construção do seu diário.
  • Tente não deixar passar nenhum dia em branco. A frequência vai ajudar a criar o hábito.
  • Utilize os métodos escritos que preferir. Escreva em um papel, em um computador, no seu smartphone ou tablet.
  • Siga o exemplo de Benjamin Franklin e comece de maneira positiva. Pergunte-se pelas coisas boas. É muito fácil se prender ao negativo e não queremos esquecer as pequenas vitórias em prol de coisas desanimadoras. Lembre-se que o papel do diário é cultivar os pequenos progressos.
  • Transforme os contratempos em combustível para o progresso. Se o dia tem contratempos que nos fazem ter um desempenho negativo ou frustrante, pense sobre o que pode ser feito para melhorar esses pequenos problemas.
  • Faça uma revisão para obter o máximo de benefícios. Anote tudo que prejudica o desempenho, o seu nível de envolvimento e o seu humor.
Um diário pode ajudar muito na sua produtividade.

Um diário pode ajudar muito na sua produtividade.

Manter um diário de trabalho cria engajamento com as suas tarefas e reflete a sua jornada de vida e realização

Esse hábito permite que você se destaque na sua vida profissional para aperfeiçoar o trabalho que você produz e as melhorias em relação ao seu desempenho.

O trabalho em conjunto entre o profissional e seu diário torna-se a ferramenta de produtividade mais eficaz e eficiente na vida de uma pessoa. Os ganhos com a dinâmica profissional e o comprometimento com os processos de trabalho são significativos e auxilia no crescimento de qualquer profissional.

___

Este artigo foi adaptado do original, “The Ultimate Productivity Instrument is You” do iDoneThis blog.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot