Considerando que você queira ter e manter alta produtividade e que você queira alavancar sua carreira profissional, elimine os maus hábitos que normalmente são inconscientemente adquiridos, entenda que o maléfico hábito de procrastinar o levará a um desperdício recorrente e continuado de tempo, a moeda mais valiosa dessa vida.
JÁ ACONTECEU ISSO COM VOCÊ?
Se sim, saia já dessa, porque a procrastinação vicia e destrói carreiras profissionais, além de gerar infelicidade individual e familiar. Se não, vigie-se, porque ninguém está vacinado ou imune a essa possibilidade real.
SE NECESSÁRIO MUDAR, MUDE JÁ.
Muitos pensam que controlar os maus hábitos é fundamental. Mas, como o exercício do autocontrole desgasta a mente e depende de circunstâncias e/ou pessoas, recomendo o método utilizado para a cura ou inatividade dos compulsivos: “Dar o 1º Passo, sempre o mais difícil, e reconhecer que você é um procrastinador compulsivo”.
VEJA ALGUMAS DAS COMPULSÕES DE UM PROCRATINADOR COMPULSIVO:
Protelação contumaz
Acionar o que já foi discutido e decidido, prudentemente, dentro do tempo previsto, é evitar um dos maiores sintomas da Síndrome da Procrastinação, a protelação. Muitos dos que caem nessa omissão, caem por medo de errar ou de se expor. Outros que caem são os perfeccionistas, por ainda não entenderem que o “ótimo é inimigo do bom” ou que “quase todos podem editar uma página com erros, mas ninguém consegue editar uma pagina em branco”.
Ocupação renitente
Sempre dizer “peça para outro, porque estou muito ocupado/a” é uma das melhores formas de denegrir uma imagem profissional. O tema “ter tempo” necessita ser percorrido dentro de um entendimento maior, porque “quem sempre diz que não tem tempo para assumir responsabilidades, nunca assume responsabilidades” e “quem tem tempo de assumir responsabilidades, sempre tem tempo para assumir mais responsabilidades”… Desocupem-se ocupados e organizem-se para acabar com essa pseudo-verdade: “se quiser que algo aconteça, dê para o mais ocupado”.
Reuniões desnecessárias
Procrastinar conscientemente é quase que inevitável às vítimas das reuniões desnecessárias. Mas, quando bem planejadas e bem conduzidas, reuniões pertinentes e necessárias costumam poupar o tempo de todos.
Desconcentração contínua
Todos precisam de um tempo para se concentrar, se quiserem cumprir bem sua função. Produtividade com qualidade só poderá fluir através da concentração. Quem se concentra pode obter “Estados de Fluidez”. Esses estados eliminam a atração exercida pela internet ou smartphone, além de tornar ‘invisível’ quem costuma nos desconcentrar.
Verificação de e-mails
Ficar o tempo todo checando a chegada de e-mails para respondê-los logo, leva a uma constante interrupção de atividades. A perda de tempo, foco e concentração em cada atividade que você abriu, não compensará o ilusório ganho de imagem de quem acha que é reconhecido e bem avaliado só por ser atencioso e gentil nesse quesito.
Claro que responder e-mails é importante, mas só o faça após fechar cada ciclo aberto e após atender quem estiver esperando. Responda seus e-mails em horários adequados, priorizando-os pelo seu grau de importância.
Execução simultânea de tarefas
Precisamos entender que o cérebro humano foi concebido para executar uma tarefa de cada vez. Ou seja, se você faz bem várias coisas, faça uma coisa de cada vez para não assassinar a qualidade, os resultados e o próprio tempo.
Decisão postergada
Como a capacidade humana tende a declinar no decorrer do dia, quem é sábio resolve e decide as questões mais difíceis pela manhã, de cabeça fresca, até por ser mais inteligente e produtivo. Deixar para decidir no final do dia, hora de menor capacitação cerebral, é ininteligente e significa fuga de decisão ou alta procrastinação.
Zona de Conforto
Também é algo que costuma acontecer com todos nós, por ter um início imperceptível e por nos manter no quarto escuro de um vício inconsciente… A somatória dos itens anteriores constrói essas famigeradas Zonas de Conforto.
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Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC e especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Implantou o 1º Call Center do Brasil, há 31 anos – Atual Consultor de Marketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”. Outros Artigos publicados: www.tradecall.com.br/site/blog/ (Blog Trade Call Service).