X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Disciplina
Motivação & Inspiração

Como adquirir disciplina?

Aprenda a adquirir esta qualidade fundamental  


A disciplina é uma das qualidades mais raras no ser humano, e uma das mais difíceis de conquistar. Mas, uma vez adquirida, aprendemos a dominar atribuições como autocontrole e autodomínio, que nos serão muito úteis nos negócios, na execução de um projeto, de uma tarefa ou em qualquer um de nossos empreendimentos, sejam eles de natureza pessoal ou profissional.

A disciplina nos ensina a importância da pontualidade, da coerência no estabelecimento de prioridades e da administração correta de nosso tempo. O tempo, por exemplo, é precioso, e jamais devemos desperdiçá-lo em reuniões desnecessárias ou improdutivas. Quando uma reunião deixa de atender ao seu propósito ou torna-se demasiado improfícua e cansativa, convém pedirmos licença, e prosseguirmos na execução de tarefas mais urgentes. É claro que, em uma reunião com clientes, não podemos dar a entender que estamos com pressa. Devemos ser razoáveis e ter discernimento para compreender que, em determinadas situações, é completamente necessário disponibilizarmos ao cliente o tempo que for necessário. A flexibilidade é uma qualidade de grande importância para os negócios, e não deve ser menosprezada em detrimento de outras.

A disciplina nos ensina o domínio do tempo, e quando aprendemos a administrar bem o tempo, raramente o desperdiçamos com tarefas fúteis, ou dispensando tempo desnecessário em atividades corriqueiras. Como sempre estamos assoberbados com uma grande quantidade de deveres, a disciplina nos ensina a analisar as prioridades e executá-las de acordo com o seu respectivo nível de urgência.

É verdade que obedecer a uma determinada rotina não é tão difícil, afinal, todos nós estamos sujeitos a isso. Mas a ausência de disciplina nos torna displicentes, e com uma tendência a procrastinar tarefas e obrigações mais desagradáveis, que, de qualquer maneira, devem ser executadas. Anotar todas as tarefas para um determinado dia, e se esforçar para cumpri-las à risca – a menos que surja algum imprevisto –, nos ensinará o valor da disciplina. Como recompensa, ficamos com uma consciência tranquila, felizes por termos executado todas as nossas obrigações. Isso nos ajuda a combater uma parcela significativa de nossas preocupações, que normalmente são puramente imaginárias, e reminescentes de coisas que deveríamos ter feito, mas que por alguma razão, não fizemos. A displicência inerente da natureza humana cobra a fatura de nossa consciência, através de um constante e aflitivo estado de ansiedade.

Uma disciplina coesa e coerente traz consigo um ponto muito positivo: faz com que nossos clientes depositem extrema confiança em nós, pois não há nada que prejudique mais a credibilidade de um profissional ou de uma empresa do que ser instável ou imprevisível. Prometer, cumprir, realizar e entregar – exatamente nesta ordem – são tarefas que, apesar de sua aparentemente simplicidade, garantem o sucesso de qualquer projeto, e sempre conquistam a fidelidade do cliente. Se você, além de entregar um produto de qualidade, consegue ser excelente nesta parte, pode até mesmo se dar ao luxo de cobrar um valor superior ao que é praticado no mercado. Afinal, evitará que seu cliente tenha de lidar com perturbações adicionais. Sendo assim, ele não se importará em pagar o valor exigido, contanto que não seja exorbitante, se ele tiver exatamente aquilo que solicitou.

A disciplina é uma qualidade necessária, porém muito difícil de adquirir. Mas não devemos buscá-la ao nível da perfeição – até porque não conseguiríamos –, apenas aprimorá-la um pouco a cada dia. Com disciplina, nos tornamos mais versáteis, dinâmicos e ativos. Os resultados são formidáveis, tanto para o crescimento da produtividade, como para a satisfação de nossos clientes e associados.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot