Quer tirar os e-mails de uma vez da sua vida? Aqui está uma alternativa
Não há dúvida de que uma grande parte do trabalho de qualquer pessoa envolve ler e responder dezenas e centenas de e-mails diariamente.
Tarefas, promoções, boletins informativos e alguns spams: sua caixa de entrada nunca descansa. E nessa brincadeira, nem você.
Mas, e se houvesse uma maneira de parar de se estressar e se preocupar com seus e-mails? O seu você conseguisse fazer o que parece impossível: parar com os e-mails inúteis?
Foi exatamente isso que Claire Burge fez recentemente. Depois de usar o RescueTime para rastrear suas atividades diárias e perceber que, por conta do e-mail, ela só foi produtiva em 23% do seu dia, ela decidiu para com os e-mails por 10 meses.
Como? Burge percebeu que havia 3 tipos diferentes de e-mail que ela recebia ao longo do dia: e-mails relacionados com suas tarefas, notificações e mensagens colaborativas.
Todas essas mensagens, concluiu ela, poderiam ser enviadas por outros meios que não o e-mail, como uma simples chamada, um tweet, ou um sistema de gerenciamento de tarefas.
Gostou da ideia e Burge? Não acha que você pode eliminar os e-mails por completo?
Ainda há muita coisa que podemos aprender com a experiência de Burge. Por um lado, começar a pensar em maneiras que você pode eliminar os e-mails desnecessários de sua vida.
Comece a verificar o seu e-mail apenas algumas poucas vezes ao dia (1 ou 2 vezes é mais que suficiente) ou pare de ver seus e-mails quando você sair do escritório.
Ou, em último caso, faça como Bunge: descubra se há uma maneira melhor de começar suas tarefas e mensagens de outras maneiras, sem ser com e-mails.
Um sistema de gerenciamento de tarefas ou outro aplicativo pode economizar seu tempo e diminuir o estresse.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Secret to an E-mail-Free Life”, do The Muse.