O que motiva nosso desejo de se tornar melhor em contar a história de nossos produtos, serviços e empresas? Nos acostumamos a pensar em narrativas e histórias como uma forma de criar e comunicar valor. Nós sabemos que o tênis de corrida com um ‘tick’ na lateral é mais valioso do que outros sem por causa das expectativas e significado que conectamos a história da marca Nike. Quem não quer tornar sua empresa mais significativa e valiosa?
O que realmente quereremos de nossa história é muito mais do que ser mais conhecido, vender mais e fazer mais dinheiro. O que nós desejamos é um entendimento mais profundo do nosso propósito e a diferença que podemos fazer. A história, não o que ela é, mas o que está em jogo é o que ela pode ser e isso que motiva nosso desejo de ter sucesso na construção da narrativa.
Os empreendedores mais bem sucedidos e organizações de sucesso sabem o quão importante e poderoso é entender a significância do que uma história pode ser. O que motiva Elon Musk por exemplo, não é fazer mais carros para vender mais carros. A Tesla Motors e a SolarCity (a empresa de energia solar que Musk é chairman) existe para “acelerar o advento da energia sustentável”.
Se alguém perguntar a você para contar a história do seu negócio você provavelmente irá contar o que você faz, quem você serve, onde e por quanto tempo tem feito isso. É improvável que você comece contando porque isso importa na grande teia das coisas. O que está no coração da história e a razão pela qual você sai da cama pela manhã não é o produto que você faz, o website que você desenvolveu ou o produto que você desenhou. É um desejo profundo de mudar alguém ou algo que você se importa e a crença de que é possível.
O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa.
O impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa. Click To TweetO impacto desejado do seu trabalho no mundo e as vidas das pessoas que ele toca é onde a história do seu negócio começa.
Elon Musk sabe o que ele deseja realizar pelos próximos 10 anos porque ele e suas empresas usam um ‘story driven business framework’, uma estruturação de negócio motivada por uma história ou narrativa. Sua visão para a economia de energia sustentável que ajuda a evitar um colapso da civilização é a razão da sua existência: ‘Criar placas solares incríveis com integração para baterias, expandir a linha de veículos elétricos e endereçar os segmentos principais, desenvolver capacidade de direção autônoma que é 10X mais segura que a manual e possibilitar que seu carro faça dinheiro enquanto você não estiver usando-o’.
Estruturação de negócio motivada por uma história ou narrativa
- Propósito: Porque ele existe
- Visão: Para onde vamos
- Valores: As crenças que nos guiam pela jornada
- Plano: Como iremos entregar nossa visão enquanto nos mantemos verdadeiros para nossos valores
Quando seu negócio é motivado por uma narrativa, ele é estabelecido em uma estrutura de propósito, visão e valores que inspira compromisso e gera um plano sólido para se atingir o sucesso. Isso possibilita você a se adaptar em tempos de mudanças porque você entende que sua história é maior do que a cena que está acontecendo naquele momento.
Qual a história, empreendedor?
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Autora: Bernadette Jiwa