X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

apple-iphone-x-31
Motivação & Inspiração

Qual é o elemento fundamental para a eficiência?


Por mais óbvio que possa parecer, muitos esquecem que a concentração é o elemento que nos permite fazer um excelente trabalho. Ela é a responsável por fazer a nossa capacidade analítica atingir rápidos resultados cognitivos, e assim podemos executar meticulosamente, mas com eficiência e objetividade, toda a sorte de tarefas que nos são delegadas.

No livro Kafka para sobrecarregados, Allan Percy dá uma dica excelente de como manter a concentração, e fazê-la trabalhar a nosso favor. Na página 84, intitulada “O mal é aquilo que nos distrai”, ele escreve:

Berto Pena, especialista em produtividade e em gestão de pessoas, mostra em seu site que as distrações digitais – e-mails, redes sociais, SMS, etc. – podem ser as principais responsáveis por nossa insatisfação no trabalho e nosso baixo rendimento.

Para nos protegermos da enxurrada de estímulos que nos esgotam e nos tornam ineficientes, ele recomenda que criemos um bloqueio mental que impeça a entrada dessas distrações:

  • Feche o programa de e-mail e qualquer notificador de novas mensagens.
  • Nada de mensagens instantâneas, chats nem tweets. Você necessita de tempo real para trabalhar.
  • Feche todos os aplicativos que não tenham a ver com o que você vai fazer agora.
  • Se precisar buscar informações na internet, faça-o antes de começar a tarefa.
  • Se o seu aplicativo permite, trabalhe com a tela cheia.
  • Ponha o celular no modo silencioso, e com o visor virado para baixo.

Com essas medidas simples, conseguimos reduzir a ansiedade e passamos a concentrar de maneira mais eficaz nossa energia mental.

Para algumas pessoas, a concentração é uma qualidade que vem mais fácil, e para outras, pode ser mais difícil. Se este for o seu caso, não se desespere. Você pode elaborar uma rotina mais disciplinada que o afaste das distrações virtuais, permitindo a você que se concentre com mais profundidade nas tarefas a serem desenvolvidas.

Evidentemente, o esforço para atingir um resultado desejável pode ser relativamente intenso, mas o resultado final fará você perceber que vale a pena o sacrifício.

Aumentar a produtividade é bom não apenas para a autoestima, mas para os rendimentos financeiros, para a satisfação dos clientes, e para os resultados finais da empresa no encerramento do mês.

Lembre-se de que todo grande resultado começa com a resoluta determinação de um pequeno esforço.

Comece hoje mesmo, e no final do mês, estará produzindo duas vezes mais que o normal.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot