Começar o dia com uma lista do que você já realizou pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade
Talvez essa queixa de Marc Andreessen pode lhe soar familiar:
Sabe aqueles dias em que você está correndo pelo dia inteiro fazendo coisas e conversando com pessoas, fazendo chamadas, respondendo e-mails e preencher a papelada e você chega em casa e está completamente exausto e diz a si mesmo: o que eu realmente fiz hoje?
Como empreendedor, estar ocupado não se traduz necessariamente em um sentimento de realização. Muitos de nós respondemos a este problema com uma lista de afazeres.
Se pudéssemos priorizar nossas tarefas corretamente, pensamos que podemos fugir das armadilhas que nos cercam durante o dia.
O problema com as listas de tarefas
Se a sua experiência pessoal não te convenceu de que o que está na sua lista de tarefas é o que você realmente precisa fazer, existem uma série de estatísticas que podem te provar isso.
Os dados coletados pelo iDoneThis mostram que 41% das listas de tarefas nunca são feitasm e apenas 15% das tarefas concluídas são as tarefas mais importantes.
Os psicólogos Robert Emmons e Laura King descobriram que a ansiedade que resulta em ter muitos objetivos conflitantes influencia a nossa produtividade, bem como a nossa saúde física e mental.
Assim, uma lista de tarefas pode estar te prejudicando. Elas nos ajudam a lembrar de muitas coisas que precisamos lembrar no dia-a-dia. Ao mesmo tempo é uma ferramenta irritante que pode nos causar insegurança e ansiedade.
Uma maneira melhor
A solução para esse problema é substituir a lista de tarefas por uma lista de todas as suas vitórias e conquistas no lugar.
Isso soa como um desperdício de tempo, você pode pensar. Por que eu iria querer perder tempo escrevendo coisas que eu já fiz? Mas a pesquisa com comprova a utilidade de fazer isso.
Passar alguns momentos refletindo sobre o que você conseguiu acaba tornando você mais produtivo no final das contas.
Parece contra-intuitivo, mas passar tempo extra fazendo um balanço do que você realizou fornece combustível para seguir em frente. Se uma lista de tarefas pode sugar a sua energia, uma lista de tarefas realizadas pode te encher de energia.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Trade Your To-Do List for a Done List”, da Inc.