X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

Substitua sua lista de coisas a fazer por uma lista de coisas feitas

Substitua sua lista de coisas a fazer por uma lista de coisas feitas

Começar o dia com uma lista do que você já realizou pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade


Começar o dia com uma lista do que você já realizou pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade

Talvez essa queixa de Marc Andreessen pode lhe soar familiar:

Sabe aqueles dias em que você está correndo pelo dia inteiro fazendo coisas e conversando com pessoas, fazendo chamadas, respondendo e-mails e preencher a papelada e você chega em casa e está completamente exausto e diz a si mesmo: o que eu realmente fiz hoje?

Como empreendedor, estar ocupado não se traduz necessariamente em um sentimento de realização. Muitos de nós respondemos a este problema com uma lista de afazeres.

Se pudéssemos priorizar nossas tarefas corretamente, pensamos  que podemos fugir das armadilhas que nos cercam durante o dia.

O problema com as listas de tarefas

Se a sua experiência pessoal não te convenceu de que o que está na sua lista de tarefas é o que você realmente precisa fazer, existem uma série de estatísticas que podem te provar isso.

Os dados coletados pelo iDoneThis mostram que 41% das listas de tarefas nunca são feitasm e apenas 15% das tarefas concluídas são as tarefas mais importantes.

Os psicólogos Robert Emmons e Laura King descobriram que a ansiedade que resulta em ter muitos objetivos conflitantes influencia a nossa produtividade, bem como a nossa saúde física e mental.

Assim, uma lista de tarefas pode estar te prejudicando. Elas nos ajudam a lembrar de muitas coisas que precisamos lembrar no dia-a-dia. Ao mesmo tempo é uma ferramenta irritante que pode nos causar insegurança e ansiedade.

Uma maneira melhor

A solução para esse problema é substituir a lista de tarefas por uma lista de todas as suas vitórias e conquistas no lugar.

Isso soa como um desperdício de tempo, você pode pensar. Por que eu iria querer perder tempo escrevendo coisas que eu já fiz? Mas a pesquisa com comprova a utilidade de fazer isso.

Passar alguns momentos refletindo sobre o que você conseguiu acaba tornando você mais produtivo no final das contas.

Parece contra-intuitivo, mas passar tempo extra fazendo um balanço do que você realizou fornece combustível para seguir em frente. Se uma lista de tarefas pode sugar a sua energia, uma lista de tarefas realizadas pode te encher de energia.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Trade Your To-Do List for a Done List”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo