X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

10 hábitos dos líderes extraordinários

hábitosdoslíderesextraordinários

Bons líderes estão preocupados em conseguir coisas importantes. Líderes excepcionais se preocupam com sua equipe


Bons líderes estão preocupados em conseguir coisas importantes. Líderes excepcionais se preocupam com sua equipe

Bons chefes têm fortes habilidades organizacionais. Bons líderes têm habilidades na tomada de decisões sólidas. Bons chefes fazem coisas importantes.

Chefes excepcionais fazem todos os itens acima – e mais. Claro, eles se preocupam com a sua empresa e os clientes, seus funcionários e fornecedores.

Mais o mais importante é que eles se preocupam excepcionalmente com as pessoas que trabalham para eles.

E por isso, líderes extraordinários dão a cada funcionário:

#1. Autonomia e independência

Grandes organizações são construídas em otimização de processos e procedimentos. Ainda assim, todas as tarefas têm um manual de melhores práticas ou abordagens microgerenciadas.

Engajamento e satisfação são em grande parte baseados na autonomia e independência.

Além disso, a liberdade alimenta a inovação: mesmo posições fortemente orientadas pelos processos têm espaço para abordagens diferentes.

Sempre que possível, dê aos seus funcionários a autonomia e independência para trabalhar da maneira que trabalham melhor. Quando você fizer isso, encontre maneiras de fazer o seu trabalho melhor do que você imaginou ser possível.

#2. Zerar as expectativas

Embora cada trabalho deve incluir um certo grau de independência, ele também precisa suprir as expectativas básicas.

Criticar um funcionário que tenha oferecido um desconto para um cliente irado hoje, sendo que ontem isso era uma prática comum, faz o trabalho do seu funcionário algo impossível.

Poucas coisas são mais estressantes do que descobrir que a regra do jogo mudou de um dia para o outro.

Quando um chefe excepcional muda um padrão ou diretriz, é preciso comunicar as alterações imediatamente.

#3. Objetivos significativos

Quase todo mundo é competitivo, muitas vezes os melhores funcionários são extremamente competitivos – especialmente entre eles.

Objetivos significativos podem criar um senso de propósito e adicionar um pouco de significado para as tarefas repetitivas.

Além disso, as metas são importantes. Sem nenhum objetivo a atingir, o trabalho acaba se transformando apenas em esforço.

E, ninguém gosta de esforço em vão.

Ofereça grandes desafios aos seus funcionários.

Ofereça grandes desafios aos seus funcionários.

#4. Senso de propósito

Todo mundo gosta de se sentir parte de algo maior. Todos gostam de sentir aquela sensação de espírito de equipe que transformam um grupo de pessoas em uma verdadeira equipe.

As melhores missões envolvem um impacto real na vida dos clientes que você serve. Deixe os funcionários saberem o que você deseja alcançar em seu negócio, para os seus clientes e até mesmo sua comunidade.

#5. Oportunidade para fornecer informações significativas

Os funcionários envolvidos têm ideias. Tirar a oportunidade deles de fazer sugestões ou desconsiderar instantaneamente as suas ideias faz com que eles se percam imediatamente.

É por isso que os líderes excepcionais tornam incrivelmente fácil que seus funcionários deem sugestões. Eles pedem por isso.

Eles ajudam os funcionários a se sentirem confortável propondo novas maneiras de fazer as coisas. Quando uma ideia não é viável, eles têm sempre tempo suficiente para perguntar porque ela não é viável.

#6. Verdadeiro senso de conexão

Cada funcionário trabalha por um salário, mas todos os funcionários querem trabalhar por mais de 1 salário: eles querem trabalhar com e para as pessoas que respeitam e admiram.

É por esse motivo, uma palavra amigável, uma rápida conversa informal sobre a família, ou para saber se um funcionário precisa de ajuda.

Esses momentos são muito mais importantes do que reuniões de grupo ou avaliações formais.

Um verdadeiro senso de conexão pessoal é necessário. É por isso que os chefes excepcionais mostram que apreciam as pessoas, não apenas o funcionário.

#7. Ser consistente

A maioria das pessoas não se importam de um chefe rigoroso, exigente e com feedback astuto se ele trata todas as pessoas da mesma maneira.

Chefes excepcionais sabem que a chave para a consistência é a comunicação: quanto mais funcionários para compreender as decisões, menos provável que as pessoas assumam favoritismo.

#8. Críticas privadas

Nenhum funcionário é perfeito. Cada funcionário precisa de um feedback construtivo. Bons chefes dão esse feedback.

Grandes líderes sempre fazem isso a sós.

Não humilhe seus funcionários em público. Critique sempre individualmente.

Não humilhe seus funcionários em público. Critique sempre individualmente.

#9. Exaltação pública

Cada funcionário tem alguma coisa excepcional. Cada funcionário merece sua cota de louvor e agradecimento.

É fácil reconhecer alguns dos seus melhores funcionários porque eles estão sempre fazendo coisas impressionantes.

Você pode até ter que trabalhar duro para encontrar razões para reconhecer um funcionário que simplesmente cumpre as normas, e isso faz parte.

Algumas palavras de reconhecimento – especialmente reconhecimento público – podem ser o empurrãozinho para que um funcionário mediano se tornar um grande artista.

#10. A chance de um grande futuro

Cada trabalho deve ter potencial de levar a coisas maiores. Chefes excepcionais investem o tempo desenvolvendo funcionários para o trabalho que seja grande no futuro.

Como você pode saber o sonho de um funcionário? Perguntando.

Os funcionários só se preocupam com o seu negócio depois de mostrar primeiro que você se importa com eles.

Uma das melhores formas é mostrar que enquanto você certamente tem esperanças para o futuro da sua empresa, você também tem esperanças para o futuro de seus funcionários.

___

Este artigo foi adaptado do original, “10 Things Extraordinary Bosses Give Employees”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot