X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

características dos empreendedores bem-sucedidos
Liderança

Porque os líderes visionários tem personalidades terríveis

Para vencer, precisamos de disciplina e uma dose de violência?


Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Steve Jobs, Elon Musk, e Jeff Bezos são talvez os empreendedores mais marcantes do nosso tempo e de suas visões desenvolveram um mundo diferente.

Mas esses três homens também são conhecidos por perseguir seus sonhos de forma insana. A biografia de Jobs por Walter Isaacson retrata-o como um homem sensível, mas que poderia, contudo, ser bastante duro e humilhar até mesmo os seus funcionários mais dedicados. As pessoas que trabalhavam para Bezos lembram dele dizendo coisas como: “Você é preguiçoso ou apenas incompetente?” e “Por que você está desperdiçando a minha vida?”

A maioria dos clientes não se importa como a salsicha é feita, desde que seu gosto seja bom.

A maioria dos clientes não se importa como a salsicha é feita, desde que seu gosto seja bom. Click To Tweet

Conforme detalhes da vida de Elon Musk emergem de sua nova biografia, Elon Musk: Tesla, Espaço X e a busca por um futuro fantástico, surge um padrão: os visionários brilhantes com personalidades desagradáveis. Porque isto é assim? É assim sempre? Tony Schwartz no The New York Times delineia três explicações:

1. “A genialidade acoberta os pecados”, escreve Schwartz. Grandes pessoas às vezes se comportam mal porque eles podem. “Um grande produto é um grande produto, e você não tem que fazer tudo certo para ser bem sucedido. A maioria dos clientes não se importam como a salsicha é feita, desde que seu gosto seja bom.”

2. Quando os níveis de dinheiro e poder são alcançados em excesso, eles eximem os indivíduos das normas que regem o resto da sociedade. Jobs, por exemplo, dirigiu seu carro sem uma licença e continuamente estacionou ilegalmente em vagas de deficientes físicos. No entanto, no tribunal da opinião pública, ele era irrepreensível. O mesmo vale para Musk e Bezos.

3. Visionários são pessoas terríveis, diz Schwartz. Eles estão com medo de perder o controle de sua visão e, porque eles têm mais para perder, são normalmente aterrorizado com a perspectiva de fracasso.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

No entanto, Jobs foi capaz de formar uma grande equipe de engenheiros e designers extremamente leais. Como seu biógrafo Walter Isaacson explica, o trabalho em equipe na Apple era o que Jobs considerava seu produto favorito. Jobs considerava as pessoas como sendo o mais importante e por isso exigia muito de quem estivesse em seu time.

O mito das pessoas terríveis tem que ser desbancado como um subproduto da ditadura do politicamente correto. Nem sempre gentileza nos leva a superação. Muitas vezes precisamos de líderes duros e exigentes.

Para vencer, precisamos de disciplina e uma dose de violência?

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert
Comente este artigo

Populares

Topo