Salvador – Há um ano, Leoni Costa Rocha mantém a loja de confecções e calçados Infinita, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA). Mesmo sendo Microempreendedora Individual (MEI), tinha dúvidas de como gerir melhor o negócio para continuar em pleno desenvolvimento. Leoni planejava crescer usando algumas estratégias como boa divulgação em mídias e redes sociais, mas queria começar atendendo bem ao cliente. “Não há melhor propaganda do que a satisfação do consumidor”, diz.
Neste ano, a microempreendedora individual passou a ser acompanhada pelo Programa Negócio a Negócio, do Sebrae na Bahia. A iniciativa oferece orientação empresarial gratuita para melhoria na gestão do empreendimento. O atendimento é presencial e continuado, com foco na gestão da empresa e do planejamento. Também são trabalhadas ações para o sucesso nas áreas de empreendedorismo e gestão administrativo-financeira.
No programa, a empreendedora recebeu a visita de uma agente de orientação empresarial do Sebrae e resolveu adotar algumas mudanças, como controle de estoque e atenção à concorrência. “Hoje, já percebo mais quem está ao meu redor. Preciso entender o que eles oferecem para enfrentar o mercado com um diferencial”.
Outras iniciativas sugeridas pela agente agora estão na rotina da empreendedora, como ligar para o cliente na chegada de novos produtos, atender em domicílio e acompanhar as tendências da moda. Para expor melhor os produtos, Leoni entendeu que precisava dar um toque especial à vitrine, com criatividade, e não só em época festiva. “Espero obter sucesso com tudo o que aprendi, mas um sucesso continuado. O programa Negócio a Negócio mudou totalmente para melhor minha empresa e já estou colhendo frutos, conquistando mais clientes,” comemorou.
A agente de orientação empresarial Fernanda Angélica da Silva atendeu Leoni. Entre as mudanças sugeridas por ela, estava a de controle das finanças. “Percebi que as despesas eram altas. A empreendedora oferece produtos de marca e para a compra dessas peças não havia muito controle de entrada e saída no fluxo de caixa”, explicou. Segundo Fernanda, após a terceira visita, a empresária já estava controlando as finanças e planejando o orçamento. “Ela passou a frear compras e agora tem domínio do que é dinheiro pessoal e da empresa.”
Com o programa Negócio a Negócio, a empresa visitada também obtém melhor desempenho na produção, prestação de serviços, maior satisfação dos funcionários, melhorias no mercado e longevidade do negócio.
Acompanhamento
Depois de praticar algumas mudanças que já representam economia e mais clientes, Leoni quer realizar promoções e melhorar a divulgação da empresa. A agente de orientação empresarial vai direcionar a empresária para cursos de melhoria do seu negócio. “Ano que vem, vamos continuar acompanhando a empreendedora que vai receber mais três visitas, sendo indicada a cursos e consultorias do Sebrae para o desenvolvimento continuado da empresa”, contou Fernanda.
Para o coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, esse atendimento proativo da instituição é de fundamental importância para entender as dificuldades e a dinâmica dos pequenos negócios. “Muitos empresários e microempreendedores individuais que desconheciam como nossa instituição poderia ajudá-los na gestão da sua empresa agora participam ativamente de cursos e eventos que realizamos”, afirmou.
Serviço:
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