X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Lojista conquista mais clientes com o Negócio a Negócio


Salvador – Há um ano, Leoni Costa Rocha mantém a loja de confecções e calçados Infinita, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA). Mesmo sendo Microempreendedora Individual (MEI), tinha dúvidas de como gerir melhor o negócio para continuar em pleno desenvolvimento. Leoni planejava crescer usando algumas estratégias como boa divulgação em mídias e redes sociais, mas queria começar atendendo bem ao cliente. “Não há melhor propaganda do que a satisfação do consumidor”, diz.

Neste ano, a microempreendedora individual passou a ser acompanhada pelo Programa Negócio a Negócio, do Sebrae na Bahia. A iniciativa oferece orientação empresarial gratuita para melhoria na gestão do empreendimento. O atendimento é presencial e continuado, com foco na gestão da empresa e do planejamento. Também são trabalhadas ações para o sucesso nas áreas de empreendedorismo e gestão administrativo-financeira.

No programa, a empreendedora recebeu a visita de uma agente de orientação empresarial do Sebrae e resolveu adotar algumas mudanças, como controle de estoque e atenção à concorrência. “Hoje, já percebo mais quem está ao meu redor. Preciso entender o que eles oferecem para enfrentar o mercado com um diferencial”.

Outras iniciativas sugeridas pela agente agora estão na rotina da empreendedora, como ligar para o cliente na chegada de novos produtos, atender em domicílio e acompanhar as tendências da moda. Para expor melhor os produtos, Leoni entendeu que precisava dar um toque especial à vitrine, com criatividade, e não só em época festiva. “Espero obter sucesso com tudo o que aprendi, mas um sucesso continuado. O programa Negócio a Negócio mudou totalmente para melhor minha empresa e já estou colhendo frutos, conquistando mais clientes,” comemorou.

A agente de orientação empresarial Fernanda Angélica da Silva atendeu Leoni. Entre as mudanças sugeridas por ela, estava a de controle das finanças. “Percebi que as despesas eram altas. A empreendedora oferece produtos de marca e para a compra dessas peças não havia muito controle de entrada e saída no fluxo de caixa”, explicou. Segundo Fernanda, após a terceira visita, a empresária já estava controlando as finanças e planejando o orçamento. “Ela passou a frear compras e agora tem domínio do que é dinheiro pessoal e da empresa.”

Com o programa Negócio a Negócio, a empresa visitada também obtém melhor desempenho na produção, prestação de serviços, maior satisfação dos funcionários, melhorias no mercado e longevidade do negócio.

Acompanhamento

Depois de praticar algumas mudanças que já representam economia e mais clientes, Leoni quer realizar promoções e melhorar a divulgação da empresa. A agente de orientação empresarial vai direcionar a empresária para cursos de melhoria do seu negócio. “Ano que vem, vamos continuar acompanhando a empreendedora que vai receber mais três visitas, sendo indicada a cursos e consultorias do Sebrae para o desenvolvimento continuado da empresa”, contou Fernanda.

Para o coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, esse atendimento proativo da instituição é de fundamental importância para entender as dificuldades e a dinâmica dos pequenos negócios. “Muitos empresários e microempreendedores individuais que desconheciam como nossa instituição poderia ajudá-los na gestão da sua empresa agora participam ativamente de cursos e eventos que realizamos”, afirmou.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot