X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Maioria dos varejistas não tem cadastro de clientes


São Paulo – Apenas 30% dos estabelecimentos comerciais no estado de São Paulo possuem cadastro dos seus clientes, segundo pesquisa feita pelo Sebrae em São Paulo com 2.552 negócios do Programa Comércio Varejista. O levantamento será apresentado nesta quinta-feira (12), na capital, durante o seminário Varejo 2.0 Tendências, Estratégias e Inovação.

Promovido pelo Sebrae no estado, em parceria com a International Business Machines Corporation (IBM), o evento tem como objetivo atualizar as pequenas empresas do varejo sobre as tendências do setor, lançadas durante a NRF Retail´s Big Show 2012, maior evento internacional do varejo, que aconteceu em janeiro, nos Estados Unidos. A IBM fará uma exposição de produtos e soluções para o varejo, como produtos de RSS (Retail Store Solutions) e Smarter Commerce, voltados para empresas de pequeno e médio porte.

Segundo o consultor de marketing do Sebrae em São Paulo, Gustavo Carrer, o cadastro é importante para que o empreendedor entenda melhor o perfil dos seus clientes. A pesquisa mostra também que 69% das empresas nunca fizeram uma ação pós-venda. “O empresário precisa medir o nível de satisfação do cliente em relação à loja e à compra realizada. Além disso, pode usar o pós-venda para avisar sobre uma promoção ou um evento”, complementa.

O seminário contará com três palestras sobre as tendências do varejo para as micro e pequenas empresas (MPE). Entre os temas que serão debatidos, estão: pesquisa de comportamento de compras, novas tecnologias aplicadas ao varejo e soluções para um varejo mais inteligente. Casos de sucesso de empresas que conseguiram aumentar as vendas melhorando a experiência de compra dos clientes também serão apresentados durante o evento.

“Agora, o grande desafio dos lojistas é encontrar alternativas para proporcionar a melhor experiência de compra na loja e em diferentes canais, como a internet e o celular, além da loja física. Uma dica importante é acumular o máximo de conhecimento sobre o comportamento dos clientes e usá-lo para potencializar as vendas”, diz o consultor do Sebrae no estado, que esteve na NRF Retail´s, em Nova York. Ele acrescenta ainda que o empresário do varejo precisa estar atento ao novo tipo de consumidor brasileiro, que está cada dia mais conectado.

Serviço:
Seminário Varejo 2.0 Tendências, Estratégias e Inovação
12/04 – 8h
Local: IBM SP – Rua Tutóia, 1157 – Paraíso – São Paulo
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo