X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mato Grosso é referência em reparação de veículos


Cuiabá – Existem no Brasil 94 mil oficinas mecânicas que movimentam R$ 73,8 bilhões e empregam 711 mil pessoas, de acordo com dados do Sebrae Nacional. Nos últimos sete anos, houve um crescimento de demanda no setor de 55%. Os números não surpreendem, afinal, o Brasil é o sexto maior fabricante de automóveis e tem uma frota de 76.137.191 milhões de veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Atuando no segmento desde 2008 com o projeto de Modernização do Setor de Reparação de Veículos de Rondonópolis, o Sebrae em Mato Grosso é tido como uma referência no Brasil. Em 2010, o projeto foi ampliado para atender ao polo de Tangará da Serra e, em 2012, estendido a outros municípios: Alta Floresta, Cuiabá, Várzea Grande, Barra dos Garças, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop. Já são oito projetos e 2,4 mil empresas atendidas.

O gestor da carteira de automotivos da Unidade de Atendimento Coletivo–Serviços do Sebrae Nacional, Luiz Rocha, esteve em Mato Grosso para conhecer os projetos desenvolvidos no estado. Segundo ele, como se trata de uma carteira nova, que só começou a ser trabalhada nacionalmente em 2012, a ideia é conhecer a atuação do Sebrae nos estados para fazer um trabalho consistente a partir da demanda real dos empresários. “Estamos iniciando um diagnóstico para servir de base do projeto. Temos projetos específicos em dez estados (MT, AM, AP, ES, MG, RJ, RS, SC, TO e SP) e ações em projetos de serviços em mais seis estados”, adianta. Ele informa que estão sendo desenvolvidas algumas soluções de boas práticas de gestão com foco em áreas como atendimento e meio ambiente. “Ainda estamos em fase de disseminação para os consultores”, ressalta.

Em Rondonópolis, são atendidas pelo projeto 150 empresas em estágios avançado, inicial e intermediário. O gestor do projeto em Rondonópolis, Wlademir Alves Silva, explica que há soluções para empresas em todos os níveis. “Dez já receberam a certificação do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e 15 o licenciamento ambiental. Outras dez estão sendo preparadas”. Na avaliação do gestor, é possível notar uma evolução clara na questão da gestão, “grande gargalo do segmento”, com relação às novas tecnologias e no que diz respeito à união do grupo. “Eles organizam juntos a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), fazem coleta dos resíduos que depois são revendidos para reciclagem e ainda realizam reuniões periódicas do grupo gestor, que tem 30 empresas”.

Em Tangará da Serra, a 239 km de Cuiabá, o projeto atende a 30 empresas e nove serão preparadas para o processo de certificação. O gestor Thiago de Oliveira Caetano destaca a maturidade dos empresários do setor como um dos ganhos a partir da implantação do projeto no município.

A frota de Mato Grosso é de 1.190.232 veículos e das 2.335 oficinas mecânicas existentes, 2.248 são microempresas e 90 pequenas empresas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O público-alvo desses projetos são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas do setor de reparação de veículos de Mato Grosso, compreendendo os segmentos de prestação de serviços nas áreas de retífica de motores, mecânicas, funilaria e pintura, auto-elétricas, tornearias, solda e sistemas mecânicos, elétrico e eletrônico.

Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso 0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae –MT
(65) 3648-1261 e 1262
www.sebrae.com.br
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com
Rita Comini – (65) 9932-1890

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot