Qual é a imagem que os meios de comunicação passam sobre o meio ambiente para o seu público?
No mundo cada vez mais globalizado, questões importantes, tornam-se foco de discussão. O estresse motivado pelo trabalho ou falta dele e a insegurança, gerada com a má distribuição de renda, são só algumas dessas “anomalias” cultivadas em nome do desenvolvimento.
Além de inúmeros problemas, a vida moderna também começa a nos proporcionar a longevidade. O nosso tempo de vida tem aumentado gradativamente. Isso, não necessariamente é um problema, mas tem nos feito refletir um pouco mais a respeito das formas e padrões de vida que tínhamos escolhido até então.
Essa necessidade de nos reestruturarmos em direção ao melhor viver tem elegido a qualidade de vida, o bem estar e o viver em sociedade, como a solução perfeita para nos reeducarmos a fim de amenizarmos as adversidades.
Em meio a essa nova busca, o meio ambiente passou a ser discutido incessantemente.
Deu-se então, inicio a uma corrida verde, como se quiséssemos repor o tempo perdido, amenizando assim nossas culpas e descasos em relação ao meio ambiente.
Como o meio ambiente está sendo exposto nos meios de comunicação de massa?
Para isso, escolhemos como objeto de pesquisa o veiculo televisão, por se tratar de um meio abrangente e capaz de transitar facilmente entre os diversos estratos da sociedade.
Centralizamos o foco de nossa pesquisa na novela “América” exibida pela Rede Globo de Televisão. Adotamos a abordagem do agenda setting para analisarmos como o meio ambiente foi tratado na novela América, e para isso selecionamos capítulos exibidos nos mês de agosto de 2005.
Nossas análises apontaram que a forma pela qual o meio ambiente foi apresentado na novela “América” não produz uma conscientização das relações dos seres humanos com o meio ambiente.
Toda a relação real de espaço e tempo foi quebrada e o meio ambiente construído na novela, transformou-se em um mero espetáculo a ser consumido. É, importante fazermos tal crítica, mostrando que está sendo criada uma consciência ecológica frágil.
Esperamos que as gerações futuras possam intervir nas questões ambientais e para isso é necessário que tenham criado um senso de responsabilidade, a partir de uma consciência ecológica fundada no conhecimento e não na simulação do real.
____
Este artigo é um resumo do Trabalho de Conclusão de curso do Edson de Oliveira.