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guia de RP do Jornal do empreendedor
Inbound Marketing

O guia completo do relações públicas

A sua empresa precisa começar a se relacionar bem com a imprensa? Aqui está por onde começar.


A sua empresa precisa começar a se relacionar bem com a imprensa? Aqui está por onde começar

Saiba o que você precisa fazer para ter a cobertura que quer da mídia.

Saiba o que você precisa fazer para ter a cobertura que quer da mídia.

Conseguir a atenção da imprensa pode ser uma das melhores maneiras de construir sua marca e espalhar palavras sobre sua empresa.

Mas provocar o interesse da mídia pode ser difícil. Como tudo no mundo dos negócios, isso exige um plano bem pensado, um foco na construção de relacionamentos e um pitch articulado.

Relações públicas possui a capacidade de moldar a história que você e os outros dizem sobre sua marca. Isso pode mudar a percepção do público e criar um impulso para o seu negócio.

Antes de começar a tentar obter mídia, vamos refletir um pouco:

  • Qual é a sua história?
  • Quem estaria interessado?
  • Quando você quer contar a sua história?
  • Por que é importante agora?
  • De que maneira a sua história é única?

#1. Saber que é notícia

O que você têm feito é interessante? Um dos erros que as pessoas cometem é lançar sua empresa sem pensar sobre o que é notícia. Essas são algumas das principais razões que você pode usar um jornalista para promover a sua empresa:

  • Lançamento da Empresa.
  • Lançamento de produto.
  • Notícias ou pesquisas.
  • Resposta a um evento de notícias.
  • Parcerias.
  • Financiamentos ou investimentos.
  • Um próximo evento.

Notícias precisam ter algo “novo”. Certifique-se de que você considera isso antes de lançar algo.

Os jornalistas estão sempre à procura de boas histórias, no entanto não vão cobrir algo que não seja interessante.

#2. Seja conciso

Não perca o tempo de um jornalista com muitos textos no primeiro contato.

Envie um pequeno e-mail se apresentando e explicando as notícias que você precisa compartilhar. Se eles estiverem interessados, envie a oferta através de um comunicado de imprensa com mais detalhes.

Segundo pesquisa da Ragan, os métodos preferidos para os jornalistas serem são: e-mail, telefone e LinkedIn.

Descubra como um jornalista gosta de receber as suas informações, perguntando a primeira vez que você entrar em contato.

#3. Encontre o jornalista certo

O envio de e-mails para um jornalista que não cobre a sua área é um grande erro. Se você está lançando um aplicativo, não vá incomodarum jornalista político. Se você está lançando um novo aplicativo, encontre um jornalista que tende a cobrir lançamentos de aplicativos.

#4. Seja útil

Coloque junto no kit de imprensa todas as informações relevantes. Você pode carregar no Dropbox ou Google Drive.

Para começar, inclua os seguintes elementos:

  • Press release.
  • Fotos de alta qualidade.
  • Logos e imagens (se aplicável).
  • FAQ ou fichas informativas.
  • Vídeos.

Quanto mais você puder oferecer, mais fácil fica para um jornalista escrever sua história. Algumas publicações vão enviar o seu próprio fotógrafo para obterem fotos exclusivas.

Torne-se disponível para entrevistas e fotografias. Pense cuidadosamente sobre a imagem que você deseja transmitir.

Como isso vai ter impacto no que você veste, onde você tira as fotos e as informações que você fornece?

Você precisa ser útil para o propósito do jornalista para que ele cubra seu produto.

Você precisa ser útil para o propósito do jornalista para que ele cubra seu produto.

#5. Ofereça algo único

O que você pode oferecer que é único? Um jornalista não quer escrever a mesma história que outra publicação.

Você pode pensar em oferecer uma publicação exclusiva para quem você acha que seria o mais interessado ou apropriado para cobrir a sua história.

#6. Pense a longo prazo

Trate o RP como qualquer outro relacionamento comercial. Você precisa investir tempo e energia para conhecer diferentes jornalistas.

Faça o seu melhor para responder rapidamente as informações relevantes, e não seja agressivo.

Todos nós odiamos sermos assediados por vendedores no telefone. Lembre-se de cada vez que você falar com um jornalista estará adicionando a sua própria impressão.

Certifique-se de que você está construindo um bom relacionamento.

Relações públicas é a maneira que você apresenta o seu negócio para o mundo

É a marca que você constrói. Comece a pensar sobre a história que você quer dizer, então, determine quais os canais que você pode usar para compartilhar essa história.

Antes de começar coletar jornalistas, pense sobre a história que você quer dizer e se são oportunas e relevantes.

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Este artigo foi adaptado do original, “Your Complete Guide to PR”, do blog do Canva.

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