Recife – Ao longo do ano, os empresários passam por altos e baixos nos negócios. Em datas comemorativas, como a Páscoa, as vendas tendem a aumentar não só para quem trabalha com o comércio de chocolates, como em outras atividades. “Vai desde o oferecimento de pacotes de entretenimento ou descanso no feriado a oportunidades de serviços”, afirma a analista de Orientação Empresarial do Sebrae em Pernambuco, Conceição Moraes.
Outro ponto que pode ser explorado é a comida típica desse feriado. “Da mesma forma que há a ceia de Natal, existe a de Páscoa. Pode-se fazer isso com a criação de pratos diferenciados de peixe por encomenda”, ensina. A criatividade também deve ser ingrediente de quem fabrica os doces característicos desse período. “Deve-se trabalhar com ovos chocolate e bombons de forma artesanal e com criatividade, pois é preciso ter um diferencial para se destacar entre as grandes empresas que já atuam nessa área”, revela Conceição Moraes.
Um bom exemplo é a artesã Suely Soares do Ouro, da Fazendo Arte no Banho, que trabalha com cosméticos artesanais como sabonetes, cremes hidratantes e óleos de banho, entre outros. As embalagens dos produtos são outro diferencial, uma vez que também são artesanais. “Iniciei vendendo os produtos de porta em porta. A maioria dos meus clientes me conheceu pelo boca a boca”, explica a empreendedora, que atua na área de Jaboatão dos Guararapes, mas também possui clientes em Recife. Para o período, Suely preparou sabonetes em formato de ovo de Páscoa, incrementando o produto com essências de menta, frutas e outras. “Ano passado eu fiz pouco, pois era a primeira vez, mas vi que teve uma saída muito boa. Fiquei feliz com o resultado e me empolguei. Minha intenção é mais que dobrar o que foi vendido em 2012”, revela Suely Soares.
Já a artesã Wilka Inojosa, da Botão de Boneca, produz bichinhos, bonecas e outras lembranças para aniversários e maternidade em algodão, feltro e enchimento antialérgico. Ela também colhe bons frutos com a Páscoa. “É um período em que as vendas aumentam por causa dos coelhinhos e coelhinhas que confecciono”, revela. A ideia do negócio surgiu de forma inesperada. “Em setembro de 2011, sonhei que estava fazendo bonecas de pano. Acordei com aquela ideia fixa e pesquisei na internet. Foi aí que tudo começou”, conta a empresária, que teve o apoio do Sebrae em Pernambuco no desenvolvimento da empresa. “Assim que percebi que tinha uma boa ideia e uma oportunidade de negócio, corri para a consultoria do Sebrae. A importância de planejar foi a primeira coisa que aprendi”, conta Wilka Inojosa.
Serviço:
Sebrae em Pernambuco
http://www.pe.sebrae.com.br
Central de relacionamento: 0800 570 0800
Botão de Boneca
http://www.botaoboneca.wix.com/br (Wilka Inojosa)
Fazendo Arte
Suely Soares do Ouro ( 81-9545-4859)
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias