Não existe um termo ou frase que seja mais falado do que “disruptivo” no mundo das startups. Cada startup afirma que é revolucionária e que seu produto ou serviço irá revolucionar o setor.
A verdade é que a maioria das startups não está atrapalhando nada. O que significa “to disrupt” e como saber se uma startup é realmente disruptiva ou não?
Embora seja um termo que pode parecer relativamente novo – ele é usado sem parar agora em toda a cultura de startups – a ruptura tem acontecido ao longo do tempo. O automóvel substituiu o cavalo e a charrete, tornando-se o meio de transporte mais conveniente. O laptop tornou os PCs domésticos volumosos menos convenientes, e então o smartphone mudou completamente a forma como acessamos a internet.
Todos esses são exemplos de interrupção e todos se tornaram o padrão do setor. Um ótimo exemplo é a indústria de telefonia móvel. Quantas pessoas você vê andando por aí com telefones flip? Essencialmente ninguém.
A maioria da população tem um iPhone ou um dispositivo Android – até mesmo os avós. Por quê? Porque eles são o padrão da indústria. Esses dispositivos revolucionaram a indústria de telefonia celular e continuam a dominar.
Você trocaria seu iPhone ou Android e voltaria para um telefone flip? Claro que não. Eles mudaram completamente a forma como acessamos informações, executamos tarefas do dia-a-dia, nos conectamos e nos comunicamos com as pessoas, etc.
Meu mais recente empreendimento, Gamelancer, recebeu uma feira de imprensa recentemente e até foi rotulado como um disruptor na indústria de jogos. Isso me fez refletir sobre o que realmente torna uma startup “disruptiva” e consegui reduzir isso aos três sinais indicadores abaixo – se você demonstrar isso, sua startup tem o potencial de ser disruptiva.
1. Seu produto ou serviço é muito simples
Muitos dos equívocos sobre a interrupção giram em torno do pensamento de que um produto ou serviço precisa ser totalmente novo ou avançado. Isso simplesmente não é o caso. Algumas das startups mais disruptivas criaram algo extremamente simples.
A chave é ser capaz de explicar claramente o que seu produto ou serviço faz e por que ele é a melhor opção para o consumidor. Você também não precisa tentar impressionar com o jargão sofisticado da indústria. Mantenha sua mensagem simples e explique-a usando uma linguagem comum – como se você estivesse explicando para um amigo ou parente.
Olhe para o Uber. É justo dizer que eles revolucionaram o setor de transporte público. “Chame um táxi” foi universalmente substituído por “chame um Uber”. Eles também têm um produto muito simples. Eles tornaram o transporte mais conveniente.
O Uber como serviço era muito fácil de entender e compreender por seus usuários, e a empresa lançou seu lançamento de maneira inteligente. Os primeiros usuários precisavam entender o valor do Uber, então eles foram lançados estrategicamente na cidade de Nova York.
Quando você pensa em táxis, Nova York vem imediatamente à mente. Seus residentes, visitantes e turistas pegam táxis o tempo todo. Isso permitiu que apresentassem sua oferta a consumidores em potencial que entenderiam instantaneamente o valor.
A simplicidade do Uber foi uma das principais razões pelas quais ele foi capaz de explodir em termos de crescimento de usuários em um ritmo tão rápido. Não foi nada complicado. Foi fácil e conveniente, o que fez os usuários se adaptarem instantaneamente.
Por que alguém usaria um serviço de táxi tradicional hoje em dia em vez de ligar para um Uber? É mais conveniente e acessível. Ser tão simples e fácil de entender é o que levou ao Uber a ser disruptivo.
2. Você muda o comportamento dos usuários
Você não pode vir ao mercado com um produto ou serviço e apenas alegar que ele é melhor do que a concorrência. Se o seu único argumento de venda é afirmar que “é melhor do que” as outras opções por aí, você não está interrompendo nada.
Você pode ter um ótimo produto ou serviço e pode gerar uma grande receita – mas isso por si só não significa interrupção. Podemos usar o Uber novamente como exemplo. Seu serviço mudou completamente a maneira como os consumidores se deslocam.
Eles mudaram a forma como as pessoas vão para o trabalho, se encontram com os amigos etc. Alguns consumidores fizeram mudanças radicais em suas vidas, até mesmo vendendo seus carros porque o Uber era muito conveniente. Isso é o que significa interromper uma indústria.
Algumas empresas interromperam várias vezes, e um exemplo com o qual a maioria se identifica é a Netflix. Lembra quando foi lançado pela primeira vez e você receberia aquele envelope vermelho pelo correio com o DVD que selecionou online? Você não precisava mais sair de casa e visitar a locadora de filmes.
Em seguida, eles mudaram para o streaming, novamente revolucionando a indústria. Agora você nem precisava sair do sofá para visitar a caixa de correio. A interrupção não precisa ser uma jogada única – e a Netflix é um excelente exemplo disso.
3. Você atende a um mercado negligenciado com um grande número de usuários
Algumas das maiores oportunidades de interrupção existem em setores que permaneceram inalterados por um tempo. Isso pode ser por uma variedade de razões – normalmente os líderes da indústria estão no controle de cruzeiro quando as coisas estão funcionando tão bem e eles não sentem a necessidade de introduzir nada novo.
Isso abre a porta para a inovação e a criatividade prosperarem, especialmente se a indústria deseja algo novo e empolgante. Foi assim que minha nova startup Gamelancer foi concebida – sentimos que a comunidade ansiava por algo novo e empolgante.
A indústria de jogos já estava crescendo, e a recente pandemia mundial apresentou ainda mais pessoas aos jogos. Nossa plataforma permite que os jogadores joguem seus jogos favoritos com seus fãs, seguidores e outros membros da comunidade.
Novamente, é simples mudar o comportamento dos usuários em um setor que, embora prospere, foi um tanto negligenciado – porque está indo muito bem
Pensamentos finais
Uma startup não precisa ser rotulada como disruptiva para ter sucesso. Existem muitas startups de sucesso que se saem muito bem. Eles oferecem um serviço ou produto excepcional, têm clientes satisfeitos e desfrutam de um crescimento contínuo.
Mas, para uma startup potencialmente causar ondas e realmente revolucionar, os três pontos acima devem ser verificados. Aqueles que o fizerem podem ser o próximo Uber ou Netflix, mudando completamente o comportamento de milhões de usuários.