Você já participou de reuniões de lançamento? Elas foram úteis? Aqui está o caminho para tirar proveito delas
Você provavelmente já foi a uma reunião de lançamento. A empresa está prestes a embarcar em algo novo – uma nova direção, um novo escritório, um novo investidor, um novo produto.
O líder reúne a equipe e a tensão está no ar. Aqui, podemos ter reuniões de lançamentos diferente.
A reunião de lançamento amadora é divertida, cheia de possibilidades e emoção. Tudo é possível. Metas são feitas para serem superadas. Não só as partes difíceis vão bem, mas esta equipe extraordinária será capaz de criar algo mágico.
Esse é o combustível das reuniões amadoras. As possibilidades estão no ar, e seria insensato não fazer nada.
A reunião de lançamento profissional é útil. Ela aproveita o espaço para resolver as questões difíceis antes que os egos fiquem no caminho das soluções.
As perguntas difíceis são feitas:
- Quais as 6 coisas mais propensas a darem errado?
- O que nos levará a passar por cima do orçamento?
- Como vamos nos comunicar com os outros quando as coisas não estiverem indo bem? E como vamos mudar esse padrão quando alguém na sala perceber que há algo errado?
Aqui mesmo, nessa reunião não há nada além de boas vibrações e um infinito de possibilidades. Esse é o momento para as conversas difíceis, para delinear as principais datas e tarefas.
Por todos os meios, precisamos de sonhos e de metas de crescimento acima de qualquer coisa. Mas eles devem ser baseados na realidade de como fazer isso acontecer.
Qual a reunião você prefere? A que muito diz e nada faz, ou a prática, em busca de resultados futuros?
___
Este artigo foi adaptado do original, “The launch meeting”, do blog do Seth Godin.