X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Startup

Como lidar com o feedback negativo

Como lidar com o feedback negativo

Quando você empreende, milhares de pessoas vão lhe dar feedback negativo e dizer que as coisas vão dar errado. Saiba como sobreviver a isso


Quando você empreende, milhares de pessoas vão lhe dar feedback negativo e dizer que as coisas vão dar errado. Saiba como sobreviver a isso

Para muitos empreendedores, a sua ideia de negócio é como uma criança. Eles dedicam uma grande quantidade de tempo e energia para nutri-la e desenvolvê-la, na esperança de que ela vá para o mundo e se torne bem sucedida.

Assim, quando alguém destrói a ideia de um aspirante a fundador de uma startup, pode ser um golpe devastador.

Mas quando alguém lhe diz que o seu negócio não vai funcionar, isso não significa que você automaticamente precisa desistir da ideia, disse Andrew Maiorano, co-fundador do aplicativo de live-action game Your Perfect Adventure.

Um crítico pode acreditar que sua ideia não seja possível porque não foi feita antes. Este é um sinal claro de que você está no caminho certo com sua startup. Todos grandes inovadores e empreendedores encontram forte ceticismo quando começam a perseguir seus sonhos. Você deve ter a coragem de acreditar que pode abrir o caminho para uma ideia nova.

Maiorano oferece aos aspirantes a empreendedores, 5 dicas para manter o pensamento positivo, quando confrontar um feedback negativo sobre a sua ideia de negócio.

#1. Declare uma crença inabalável em seu negócio

É essencial que você tenha uma profunda fé em sua ideia ao enfrentar a negatividade de quem tem preocupações sobre sua startup.

Isso não vai deixar você ficar desanimado quando os outros lhe dizerem que seu produto “não pode ser feito”.

Não deixe ninguém falar pra você não perseguir a sua ideia.

Para que sua ideia dê certo, você precisa acreditar no que está fazendo.

Para que sua ideia dê certo, você precisa acreditar no que está fazendo.

#2. Mantenha os olhos no horizonte e longe de distrações

Todo mundo vai dar conselhos de como você deve construir seu negócio. Alguns vão até mesmo dizer para não se preocupar.

Quando você está recebendo conselhos, pare e pense se o conselho agrega valor ao seu conceito. Se você tentar incorporar uma ideia que não está de acordo com seus objetivos, você só vai diluir o produto.

#3. Não recuar quando se deparar com barreiras

Encontrar maneiras de contornar essas barreiras para o sucesso é, na verdade, uma das partes mais gratificantes e satisfatórias do empreendedorismo.

Quando você finalmente ultrapassar o obstáculo, você sente que pode realizar qualquer coisa. E a verdade é que você pode.

#4. Cerque-se de pessoas que vibram na mesma frequência

Em um mundo competitivo cruel e cheio de negatividade é importante construir uma equipe que compartilha uma visão coletiva.

Como indivíduo, você pode se sentir preso, mas com uma equipe motivada, o objetivo comum cria um vínculo e uma dinâmica que vai crescer fortemente.

Nenhuma pessoa pode atingir um objetivo substancial sem a ajuda de outras pessoas.

Para chegar onde você quer, você vai precisar de uma equipe tão empolgada quanto você.

Para chegar onde você quer, você vai precisar de uma equipe tão empolgada quanto você.

#5. Crie algo que você quer ver realizado

A força dirigida na criação de um negócio é sempre vê-lo bem sucedido, mas se você realmente acredita no produto ou a ideia, então é mais provável que você veja essa ideia até a sua conclusão.

No final do dia, ninguém pode prever o resultado de uma startup, mas se você e sua equipe criaram algo que todo mundo já quis ver criando vida, será um verdadeiro sucesso, independentemente do retorno financeiro.

Como empreendedores, nós nos tornamos íntimos de nossa ideia ou produto e entendemos que pode haver muitas longas horas de trabalho para torná-la uma realidade. Se você realmente ama o que está fazendo, as longas horas se tornam uma alegria e um sonho torna realidade.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Stay Positive! How to Deal with Negative Feedback on Your Business Idea”, do Business News Daily.

Comente este artigo

Populares

Topo