Com que frequência você teve uma boa ideia para um negócio que nunca executou? Eu costumava ser o mestre nisso. Eu tinha ideias de negócios o tempo todo e estava convencido de que seria um sucesso. Mas eu nunca realmente validei minhas idéias.
Eu apenas disse: “Essa ideia é ótima!” E seguiu em frente com minha vida. Nunca executei minhas idéias. Você sabe porque? Tentei várias coisas que não deram certo. Perdi meu tempo e dinheiro. Então, em algum ponto, eu tenho o suficiente disso.
Essa é a história de muitos empresários. Você tem uma ideia, começa a trabalhar nela, ninguém se interessa e você desiste. Mas o empreendedorismo não é algo que você faz ; é algo que você é .
Neste artigo, compartilharei com você como você pode testar o potencial de negócios de suas ideias para permanecer um empresário. Você não precisa gastar dinheiro neste processo. Você só precisa de um impulso para ter sucesso. Aqui estão quatro etapas que você pode aplicar para testar suas ideias de negócios.
Etapa 1: verifique se há um mercado existente
Se ninguém mais está oferecendo o produto / serviço em que você está pensando, provavelmente não é uma ideia lucrativa. Isso não significa que seja uma má ideia!
Existem duas possibilidades se a sua ideia não existe no mundo: ninguém a executou em grande escala (você é o próximo Zuckerberg); ou a ideia não é lucrativa.
Quando comecei a digitalbusiness.school , só precisava ver quais cursos de negócios já eram bem-sucedidos. Imagine se eu simplesmente seguisse em frente e criasse cursos aleatoriamente – coisas que presumi que seriam úteis. Eu teria gasto muito tempo e recursos fazendo algo que as pessoas podem nem estar interessadas em aprender.
Um negócio de sucesso mostra que existe demanda . Não me entenda mal; Não estou dizendo que você deve apenas fazer o que todo mundo está fazendo. Ainda é importante se destacar e oferecer algo diferente.
Para aumentar as chances de sucesso nos negócios, você deseja saber que tipo de negócio realmente gera dinheiro.
Só porque você vê algumas respostas positivas em uma postagem de mídia social sobre um produto, não significa que as pessoas vão realmente comprá-lo. Isso é clichê, mas as ações falam mais alto que as palavras. E uma empresa existente com clientes pagantes mostra que as pessoas realmente desejam e precisam desse produto / serviço. Você não precisa gastar um centavo para fazer esse tipo de pesquisa.
Etapa 2: divulgue sua ideia com empreendedores
A definição de caixa de ressonância é “uma pessoa ou grupo cujas reações às ideias sugeridas são usadas como um teste de sua validade ou provável sucesso antes de serem tornadas públicas”.
Sempre quero falar com pessoas que fizeram algo semelhante no passado; pessoas que passaram pelos mesmos problemas e que agora podem lhe dar uma visão prática sobre o que fazer e o que evitar.
Você sempre cometerá erros em sua jornada de negócios, mas isso ajuda a evitar os erros usuais que outras pessoas cometeram antes de você. Essa é minha maneira favorita de aprender. Você pode pesquisar coisas no Google e tentar aprender tudo sozinho, mas uma comunidade pode melhorar significativamente sua curva de aprendizado.
Então, onde você pode encontrar esses empreendedores para embasar sua ideia? Se você está cercado por empresários experientes, então você tem sorte. Mas muitos de nós só podemos contar com amigos e familiares que podem não ser tão conhecedores de negócios quanto necessário. É aqui que as comunidades online podem ajudar. Você pode entrar em contato com fóruns ou grupos de mídia social que estejam de acordo com seus interesses comerciais.
Muitas das comunidades online existentes não combinam comigo. Então criei o The Sounding Board . Eu queria um lugar onde pessoas com ideias semelhantes pudessem se conectar com profundidade e conexão genuína .
Você pode criar sua própria comunidade ou entrar em contato com os empreendedores individualmente. É incompreensível para mim como poucas pessoas realmente pedem conselhos aos outros. Honestamente. Basta pedir conselhos às pessoas! A maioria das pessoas fica feliz em compartilhar suas experiências.
Etapa 3: Crie uma página de destino e obtenha inscrições
Digamos que sua ideia tenha um mercado existente e as pessoas estejam pagando por produtos / serviços semelhantes. E você surgiu com uma oferta única que é diferente do que está disponível. Então você perguntou a outros empresários, recebeu um bom feedback e aplicou tudo o que aprendeu.
Sua ideia de negócio tem potencial. Agora, você deseja ver o que seus clientes em potencial farão. Eles estarão interessados o suficiente no seu produto / serviço para ter o trabalho de se inscrever na lista de espera? Para colocar esta etapa em prática, você precisa de duas coisas:
1. Uma página de destino
É aqui que você convencerá as pessoas a se inscreverem. Deve enviar a mensagem certa e apresentar o seu produto / serviço da melhor maneira possível. Você não pode bagunçar isso. Sua ideia não alcançará (muito menos convencerá) ninguém se sua página de destino for uma merda. Existem muitas ferramentas que você pode usar para criar uma página de destino para sua ideia.
Aqui está um exemplo da página inicial do meu curso, digitalbusiness.school . Se ninguém se inscrever na lista de espera, sei que é um fracasso. Mas se cerca de 10% dos visitantes realmente se inscrevem na lista de espera, sei que estou indo na direção certa.
2. Um provedor de e-mail
Você também precisa de um provedor de e-mail para capturar esses e-mails. Eu recomendo fortemente procurar um serviço com boa automação e recursos de planejamento de campanha eficientes. Eu uso o ConvertKit há algum tempo. É ótimo. Mas a maioria das soluções populares serve.
Lembre-se de usar os testes gratuitos que quase todas as empresas de software oferecem! Antes de começar meu blog, testei várias soluções diferentes. Eu apenas me inscreveria para um teste gratuito e tentei testar minha ideia dentro dos testes de 14 ou 30 dias. Também lhe dá uma sensação de urgência. Olha, quando você não está gerando caixa com o seu negócio, você quer ser prático. Evite desperdiçar seu dinheiro. Ao validar sua ideia, você sempre pode pagar pelo software.
Etapa 4: Lance um MVP
Sua ideia foi testada e as pessoas estão se inscrevendo em sua lista de espera. É aqui que a maioria dos empreendedores de internet erram. Eles demoram muito para lançar seu produto ou serviço. Eles entram em seu próprio caminho. Isso soa familiar?
Eu estive lá muitas vezes. Sempre achei que precisava de mais tempo para “aperfeiçoar” o produto. Outro clássico é: “Preciso fazer mais pesquisas”.
Não. Você precisa lançar. Basta criar um produto mínimo viável. Ênfase no mínimo – não o produto mais perfeito e melhor do mundo!
Apenas trabalhe na experiência do cliente. Isso pode não parecer um grande negócio a princípio, mas uma página que carrega muito tempo ou um carrinho de compras que dá um loop em um erro pode facilmente desencorajar o comprador.
Você deseja que tudo seja profissional e perfeito. As pessoas podem acessar facilmente meus cursos e livros no site porque eu uso o Kajabi (eles também têm uma versão gratuita). Esta ferramenta é muito útil para não codificadores que desejam simplesmente focar em seu produto, sem ter que lidar com a dor de cabeça técnica.
Conclusão
Grandes ideias não vão a lugar nenhum por conta própria. É tentador fantasiar sobre ter liberdade e ganhar a vida com seu negócio. Mas as ideias que parecem boas em nossas mentes não funcionam necessariamente na realidade. Portanto, se você realmente deseja colocar em prática sua ideia, a melhor coisa a fazer é testá-la rapidamente no mundo real. Isso aumentará suas chances de sucesso real.
Artigo de Darius Foroux