Empreender não é fácil e pode transformar qualquer pessoa em um imbecil
O segundo episódio da comédia Silicon Valley se aventurou em um território familiar para os empreendedores: os primeiros momentos ao iniciar uma empresa.
Neste episódio, o protagonista Rihard acaba de aceitar um investimento de 200 mil dólares de um venture capitalist chamado Gregory. Depois de uma cena de abertura, o show segue com Richard tentando descobrir como inciar a sua empresa.
Em seu primeiro encontro com Gregory, Richard reclama durante o caminho, de não ter um plano de negócio, uma estratégia de mercado, e nem uma declaração de visão ou missão da empresa.
Ele questiona o seu mentor, dizendo pensar que era justamente isso que ele iria oferecer ao iniciar a mentoria.
O resultado disso é que Gregory diz a Richard que não pode investir na startup de Richard, se não tiver nada em que possa se guiar.
E aí está a dificuldade. Quando Richard realmente começa a juntar as peças do quebra-cabeça, ele se encontra em um dos maiores desafios que definem a vida de um empreendedor: decisões difíceis.
Para fazer essas escolhas, o mentor de Richard acaba forçando-o a ser um idiota. A sua lógica é que todos os grandes nomes eram idiotas, e se você não for um idiota, as pessoas vão passar por cima de você.
Aqui temos um ponto. Quando o mentor de Richard se recusa a ajuda-lo com um plano de negócios, Richard pede ajuda ao seu parceiro de negócios, Jared.
Quando os 2 estão revendo a estrutura da empresa, fica claro que o melhor amigo de Richard não tem importância para o sucesso da empresa.
É ai que o termo idiota vem à cabeça. Richard acredita estar fazendo a coisa certa e, demite o seu melhor amigo – um movimento que irrita os programadores verdadeiramente talentosos na empresa.
O ponto desse episódio é que, como um fundador, em algum momento você será um idiota. É inevitável. Seu trabalho é apenas descobrir que tipo de idiota vai querer ser.
Abrir uma empresa não é fácil, e pode transformar qualquer pessoa em um grande imbecil.
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Este artigo foi adaptado do original, “Why It’s Impossible to Be the Nice Guy”, da Inc.