X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Startup

Empreendedores são imbecis

Empreendedores são imbecis

Empreender não é fácil e pode transformar qualquer pessoa em um imbecil


Empreender não é fácil e pode transformar qualquer pessoa em um imbecil

O segundo episódio da comédia Silicon Valley se aventurou em um território familiar para os empreendedores: os primeiros momentos ao iniciar uma empresa.

Neste episódio, o protagonista Rihard acaba de aceitar um investimento de 200 mil dólares de um venture capitalist chamado Gregory. Depois de uma cena de abertura, o show segue com Richard tentando descobrir como inciar a sua empresa.

Em seu primeiro encontro com Gregory, Richard reclama durante o caminho, de não ter um plano de negócio, uma estratégia de mercado, e nem uma declaração de visão ou missão da empresa.

Ele questiona o seu mentor, dizendo pensar que era justamente isso que ele iria oferecer ao iniciar a mentoria.

O resultado disso é que Gregory diz a Richard que não pode investir na startup de Richard, se não tiver nada em que possa se guiar.

E aí está a dificuldade. Quando Richard realmente começa a juntar as peças do quebra-cabeça, ele se encontra em um dos maiores desafios que definem a vida de um empreendedor: decisões difíceis.

Para fazer essas escolhas, o mentor de Richard acaba forçando-o a ser um idiota. A sua lógica é que todos os grandes nomes eram idiotas, e se você não for um idiota, as pessoas vão passar por cima de você.

Aqui temos um ponto. Quando o mentor de Richard se recusa a ajuda-lo com um plano de negócios, Richard pede ajuda ao seu parceiro de negócios, Jared.

Quando os 2 estão revendo a estrutura da empresa, fica claro que o melhor amigo de Richard não tem importância para o sucesso da empresa.

É ai que o termo idiota vem à cabeça. Richard acredita estar fazendo a coisa certa e, demite o seu melhor amigo – um movimento que irrita os programadores verdadeiramente talentosos na empresa.

O ponto desse episódio é que, como um fundador, em algum momento você será um idiota. É inevitável. Seu trabalho é apenas descobrir que tipo de idiota vai querer ser.

Abrir uma empresa não é fácil, e pode transformar qualquer pessoa em um grande imbecil.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Why It’s Impossible to Be the Nice Guy”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo