Jogue seu plano de negócios no lixo. Em vez disso, concentre-se em chegar o mais rápido possível ao mercado
Se você está tendo tempo para aperfeiçoar cuidadosamente o seu plano de negócios para ajudar a garantir um modelo sólido de sua empresa – pare de fazer isso.
Essa é a dica de William Hsu, co-fundador e gerente da aceleradora de startups MuckerLab.
Hsu, que tem sido um empreendedor bem sucedido e um executivo da AT&T e eBay, diz que iniciar uma empresa é uma coisa para pessoas realmente irracionais.
Construir um campo de distorção da realidade é como os empreendedores convencem a si mesmos e seus funcionários de que têm uma boa ideia. Com isso em mente, ele dá alguns conselhos.
#1. Procure por pessoas, e não ideias
Uma grande equipe supera uma grande ideia. Nenhum de nós é perfeito, e os empreendedores são geralmente grandes em alguma coisa, como ter visão e estar disposto a assumir riscos.
Empreendedores, especialmente de tecnologia, se enxergam em uma das 2 posições: ou eles são como Steve Jobs, visionários que entendem o mercado, mas não são tecnicamente proeficientes, ou são como Steve Wozniak, gênios técnicos que não entendem como criar um mercado para os clientes.
Em ambos os casos, com grandes membros em uma equipe a empresa pode preencher todas as áreas onde o empreendedor carece de força.
As aceleradoras olham para 3 coisas em uma startup em potencial: mercado, equipe e conceito. A equipe é de longe o elemento mais importante, e o segundo é o mercado.
A ideia, em si, é o menos importante.
#2. Pense na velocidade, não na perfeição
Tudo que o empreendedor tem é uma hipótese sobre o mercado, que geralmente está errado, por definição.
Um em cada 30 empreendimentos em fase de startup consegue fazer isso, apenas depois de captar recursos.
Isso significa que os empreendedores precisam levar um produto ao mercado tão rápido quanto possível, sob qualquer forma, mesmo que seja apenas 10% de sua visão original.
É preciso testar para ver se é preciso um ajuste de mercado, se o produto funciona com os clientes, se os clientes vão pagar por esse produto.
Você tem que interagir o mais rápido que puder. Assim, a equipe pode fazer as coisas mais rápidas e construir o maior número de relacionamentos com os clientes, ouvindo-os.
Devido à essa necessidade de interagir rapidamente, Hsu aconselha a construção de uma equipe que terá todo o design, técnica e recursos do produo que você precisa.
O empreendedor não deve terceirizar esse tipo de função, porque isso significa que haverá um custo a cada nova iteração, que vai acabar drenando o capital.
#3. Pense sua visão, não planeje
Muitos empreendedores têm uma plataforma perfeita nos slides de sua apresentação, um plano de negócios perfeito e um modelo financeiro perfeito. Mas isso é tudo que eles têm.
Eles acham que começar um negócio é ter um plano de negócios. Mas ser empreendedor é criar o futuro, um passo de cada vez.
Isso quer dizer que você nunca deve olhar para frente? Não é bem assim. Onde você tem 2 ou mais co-fundadores, é importante para todos eles colocar em um pedaço de papel, as coisas que todos concordam.
Eles precisam concordar com a visão e qual o caminho trilharão até o sucesso. Mas não podem gastar tempo colocando isso em um documento de 40 páginas.
Em vez disso, converse com mais 10 clientes.
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Este artigo foi adaptado do original, “Business Plans Are a Waste of Time. Here’s What to Do Instead”, da Inc.