Diretamente da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, os insights da CEO do Yahoo! sobre a importância do design, inovação e cultura
Em sua primeira entrevista desde quando se sentou na cadeira de CEO do Yahoo no ano passado, Marissa Mayer é a mais jovem dos CEOs da Fortune 500 com 37 anos
Na reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos ela compartilhou os seus pensamentos, falando sobre como cultivar a cultura corporativa e a importância de projetar e executar uma inovação de larga escala.
Aqui estão os 3 pilares principais de sua filosofia.
#1. Concentre-se na sua cultura empresarial
Para Marissa, as empresas fortes têm também culturas muito fortes – cada uma com seu toque único e individual.
Nas minhas primeiras semanas no Yahoo, meu foco era sobre as pessoas, porque eu acredito que, fundamentalmente, as empresas de tecnologia vivem e morrem pelo talento das pessoas. Eu poderia ter certeza de que o Yahoo era o melhor lugar para trabalhar porque nós iríamos cuidar do talento das pessoas, ressalta Marissa.
Mayer disse ainda que o Yahoo tinha um grande potencial para desenvolver uma cultura e que trabalhou rapidamente para ampliar essa cultura.
Quando amplificamos a cultura de uma empresa, ampliamos a maneira como somos e encontramos a energia que é algo essencial para que a inovação aconteça.
Você pode levar essa energia em torno da cultura da sua empresa e encontrar maneiras divertidas para aplica-la de maneira a causar impacto positivo para todos os funcionários e clientes (ou usuários).
Ela explicou ainda que o movimento de talentos no setor de tecnologia não é indicativo de competição entre mercados, mas sim sobre mudanças inovadoras.
As pessoas falam sobre guerras de talentos, mas elas não são realmente empresas concorrentes umas às outras. Quando você vê as melhores pessoas migrando de uma empresa para a outra, isso significa que a próxima onda está começando.
#2. Você deve sempre estar pensando sobre o design de maneira grandiosa
Eu penso em projetar muito. Eu acho que a Apple é obviamente o padrão ouro com a sua filosofia de que o design e a tecnologia tornam-se realmente poderosos quando somados, disse Marissa.
Você precisa esculpir a tecnologia, de forma que todas as complicações encontre-se apenas embaixo do design, como um iceberg: nós vemos apenas a camada fina com a qual interagimos.
Ela acrescentou que coisas como o Siri e a tela sensível ao toque da Apple são gestos que demonstram como as interações humanas com a tecnologia deve ser apenas isso: humano.
A beleza é que a Apple já usa paradigmas naturais embutidos nas mentes das pessoas, coisas que são inatas para nós.
Mayer disse ainda que o talento do design da Apple mudou as expectativas das pessoas sobre tecnologia.
Antes da Apple, eu realmente não acho que as pessoas prestavam muito atenção ao design, ou apreciavam esse detalhe. Quando você vê algo que é realmente bonito você cria respeito por isso. E quando você percebe isso, você começa a perceber o papel que o design desempenha em sua vida cotidiana.
#3. Inovação em escala necessita de recursos
Se você pensar sobre o que as pessoas têm a dizer sobre o oposto da inovação, as palavras que virão serão status quo e estagnação.
Mas há uma outra escala de pensamento que diz que o oposto da inovação é a execução, na verdade. Se você está focado apenas na execução, dificilmente terá tempo para pensar em inovação.
É difícil ter espaço para ideias e pensar coisas novas quando você não tem tempo para pensar antes de executar.
Marissa explicou que, quando se trata de grandes projetos do Yahoo há sempre um conflito entre a alocação de pessoas em design, detalhes e funcionalidades e a economia de tempo e recursos para as equipes perseguirem as inovações e as mudanças.
Não há realmente essa tensão: você gostaria de estar fazendo o mesmo conjunto de coisas 2 ou 3 vezes melhores, ou você gostaria de fazer as coisas 2 ou 3 vezes mais rápidas? Eu acho que você pode fazer as 2 coisas, mas você precisa economizar espaço para que penas equipes de trabalho terem essas ideias sensacionais. Você pode inovar em escala, mas você precisa ter isso no seu DNA, antes de mais nada, disse Marissa.
___
Este artigo foi inspirado pelo “3 Keys to Growth From Marissa Mayer”, da revista Inc.