E se o próximo Mark Zuckerberg ou Larry Page vier trabalhar na sua empresa? Você sabe o que fazer com esse tipo de profissional?
E se um Mark Zuckerberg, Larry Page ou David Karp tivessem trabalhado em sua empresa antes de fundarem o Facebook, Google ou Tumblr?
Como você lidaria com esse tipo de profissional?
Será que a sua empresa reconheceria seus pontos fortes e os colocaria no caminho certo? Ou teria tentado moldá-los à cultura da empresa de uma maneira que sufocaria seu espirito empreendedor e sua criatividade?
Há uma razão pela qual a Universidade de Stanford ser uma incubadora para centenas de histórias de sucesso de empresas de alta tecnologia, como Google, Yahoo, Cisco.
Da mesma maneira que muitos empresários e VCs vieram de Intel e Microsoft, e por que a IBM, P&G e GE estão no currículo de centenas de CEOs.
As organizações precisam saber o que fazer com um inovador recém chegado. Quando eles reconhecem um talento, precisam incentivá-lo, e não se alimentar dele.
É preciso preparar o terreno para ajudar os inovadores a prosperar. E, promove-los.
Se você quer promover a inovação, assuma os riscos e o comportamento empreendedor, aqui estão 7 qualidades que identificam os funcionários que merecem ser promovidos.
#1. Eles se preocupam como se a empresa fosse deles
Os inovadores são todos preocupados com a tecnologia, com o produto, com o conceito, coisas pelas quais eles são apaixonados.
Eles acreditam na tecnologia e no produto como se eles fossem seu bebê. Eles vão fazer o que for preciso para ajudá-lo a crescer, mesmo que não seja o seu próprio produto.
#2. Eles não têm paciência com o status quo
Colaboração e trabalho em equipe são conceitos populares da organização e de forma compreensível. Empreendedores de verdade não querem saber como as coisas devem ser feitas, ou porque não devem ser feitas.
Eles apenas definem suas mentes para algo e simplesmente fazem aquilo que colocam na cabeça. Não tente impedí-los. Ao invés disso, coloque-os no comando.
#3. Eles identificam e resolvem problemas
Líderes empresariais têm um sexto sentido para identificar o que os clientes precisam ter ou realmente querem, mesmo que nem eles saibam disso.
Eles já nascem solucionadores de problemas.
#4. Eles dizem o que você não quer ouvir
Talvez o aspecto mais prejudicial da burocracia é que ele tende a gerar muitos “sins” e opiniões de pessoas puxa-saco que acabam deixando suas opiniões de lado para forçar o apoio.
Um funcionário que lhe diz a verdade nua e crua, independentemente do risco, que tem coragem de fazer a coisa certa em face da adversidade, é uma jóia rara.
#5. Eles vivem, comem e respiram seu trabalho
Por todos os meios, incentive seus funcionários a buscar o equilíbrio em suas vidas. Dito isso, quando você encontrar aqueles raros indivíduos que fazem assim, que vivem e respiram seu trabalho, não questione sua maneira de agir.
Não lute contra isso. Apenas ligue essas pessoas e deixe-os soltos.
#6. Quando eles falam as pessoas ouvem
Pessoas visionárias são líderes naturais. Quando eles falam com sua paixão genuína sobre suas ideias, elas ressoam nas pessoas.
Eles falam para as pessoas. As pessoas vão ouvir e segui-los. Obviamente, se eles estiverem certos, melhor ainda.
#7. Eles fazem o que for preciso para realizar o trabalho
Algumas pessoas são como pit bulls quando se trata de fazer as coisas. Uma vez que eles afundam sua cabeça em um desafio, nunca deixarão de realizar o que se propuseram a fazer.
Você certamente quer esse tipo de profissional na sua organização.
Permita que sua empresa desenvolva grandes líderes
A razão pelo qual a região do Vale do Silício continua a crescer e prosperar é que eles são enormes volantes para a inovação e o empreendedorismo.
Se você deseja que a sua organização realize coisas grandiosas, se você quer que a sua empresa seja líder de mercado, você precisa agir como tal.
Olhe para esses indivíduos, uma vez que eles podem ajudar a sua empresa a chegar ao próximo nível. E, quando você encontrar essas pessoas, promova-os.
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Este artigo foi adaptado do original, “7 Employees You Should Promote Now”, da Inc.