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Tecnologia e Inovação

A Era Apple acabou

Ela se tornou a nova Microsoft.


Esta semana, a Apple lançou o iPhone 7 – ou melhor, a conta do Twitter da empresa acidentalmente vazou o vídeo de lançamento antes que o CEO Tim Cook pudesse fazer o anúncio.

Não é nenhum grande problema, porque as atualizações mais notáveis do iPhone 7 são que ele vem em preto, é resistente à água e já não tem um fone de ouvido. Nada que trema a terra.

No geral, iPhone 7 será um dispositivo móvel fantástico, mas esse não é o ponto – a maioria dos produtos da Apple é de alta qualidade. Isso é esperado.

O ponto é que a Apple não “empurra o envelope” – como os norte-americanos dizem quando a empresa para de inovar disruptivamente. O fator “Uau!” está desaparecido. Você está indo pra fila durante a noite para comprar o iPhone 7? Será que ele é mesmo legal tão legal? Não penso assim.

Por quê? Como a Apple atingiu o seu pico.

E isso era evidente bem antes lançamento do iPhone 7 nesta última quarta-feira.

A Apple chegou ao seu pico

Os sinais de que a Apple atingiu seu pico estão lá e já faz algum tempo.

Você pode apontar para as vendas do iPhone, que este ano vão cair pela primeira vez desde o lançamento da jóia da coroa da Apple em 2007.

Via Business Insider

Talvez nós deveríamos ter entendido que a Apple chegou ao patamar máximo quando ela começou a construir a “nave espacial”, seu novo prédio de $ 5 bilhões em Cupertino. Charles Hugh Smith escreve:

“Quando os bancos construem nova sede reluzente, isso geralmente marca o topo máximo das fortunas do banco.
Parece haver algum tipo de arrogância na construção de uma nova sede monumental que grita “nós somos ricos além de toda concepção” que irrita os deuses [dos negócios].
Por esta razão, devemos ponderar a nova sede glamourosa que o Facebook acabou de inaugurar e o campus “spaceship” da Apple, que está em construção…”

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A nave espacial, programada para abrir em 2017

Talvez nós não deveríamos ter percebido que havia algo diferente na Apple quando o seu mais recente produto acabou por ser o Apple Watch,  um dispositivo muito distante dos revolucionários produtos que ela lançou no passado. O Apple Watch é um acessório iPhone conveniente, mas desnecessário, não a inovação, autônoma e disruptiva a qual estamos acostumados.

A Apple, que produziu o relógio Apple e, em breve vai residir no Spaceship é uma empresa muito diferente do que Apple da década anterior.

2001-2010: Apple Revolucionária

Durante um período de oito anos e três meses, a Apple iria lançar três produtos importantes que mudariam o mundo.

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Lançamento do Ipod

23 de outubro de 2001: o iPod, com a sua capacidade de mil músicas, mudou o mundo da música inteiramente. Ele eventualmente matou a indústria de CD e inaugurou a era digital para música, fotos e vídeos. O iPod não foi o primeiro player de MP3, mas é o primeiro feito corretamente.

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09 de janeiro de 2007: Steve Jobs revela o iPhone, marcando o início da era do smartphone. O iPhone iria superar os produtos da época de marcas como Blackberry, Nokia, Motorola, Palm e qualquer outra empresa que pretendesse fazer smartphones no momento. O iPhone da Apple foi o primeiro telefone para que fez uma touchscreen realmente funcionar, e embora ele não tenha sido o primeiro smartphone, ele poderia muito bem ter sido.

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27 de janeiro de 2010: É evidente que com a saúde debilitada, Steve Jobs anunciou o iPad e, de repente, os americanos ficaram convencidos de que eles precisam de tablets. Embora as vendas do iPad atingiram o pico em 2013 e iPad nunca foi tão bem sucedido como iPhone, o iPad foi o primeiro tablet que a maioria dos americanos já comprou apesar do fato de que o tablet mais antigo chegou ao mercado em 1989. Cartman do South Park colocou bem: “Mãe, todos sabem que tudo, menos o que é da Apple é estúpido!”

Quando Steve Jobs apresentou ao mundo o iPod, iPhone e o iPad – juntamente com MacBook e iMac – ele estava dizendo para a indústria da tecnologia: “Você está fazendo tudo errado. Aqui, deixe-me mostrar como ele é que faz “.

Apple Next

A grande questão é, como podemos saber o que virá? Os produtos ‘game changers’ existiam em mercados nascentes. Os MP3 players, telefones celulares e tablets todos tinham potencial, mas nunca foram executadas adequadamente até que a Apple os conduziu.

A estratégia da Apple nunca foi de ser a primeira, mas ser a melhor.

Nesse espírito, talvez o próximo grande disruptor da empresa é o carro de Apple, seu veículo elétrico (apelidado de “Project Titan”) esperado para chegar em 2020. Pode ser que a Apple planeje reinventar o automóvel? Se Steve Jobs ainda estivesse vivo, tenho certeza que ele iria encontrar uma maneira. Mas estou igualmente certo de Jobs seria cuidadoso ao entrar na indústria automóvel, em primeiro lugar.

A indústria automobilística em 2020, ao contrário de tablets em 2010, e os telefones móveis em 2007 e MP3 players em 2001, não é uma nova fronteira. É lotada e tem mais de um século de idade. Ele tem grandes players, com estabelecidos em setores que vão do barato ao extreme high-end. O meu ponto não é que a indústria automóvel não está madura para disrupção – qualquer indústria pode ser – mas que a indústria automóvel não parece ser o próximo passo lógico para a Apple, ao passo que a eletrônica de consumo, como celulares e tablets, obviamente, foram o tempo todo. Para a Apple é tão provável a dominar a indústria automotiva como é para a Mercedes-Benz reinventar o smartphone.

Mas vamos brincar com a ideia. Vamos supor que a Apple irá competir diretamente com a Tesla, desenvolvendo smartphones totalmente elétricos, autónomos sobre rodas. Por que a Apple não compra simplesmente a Tesla nesse caso? A Apple tem uma pilha em dinheiro de $ 231 bilhões e a Tesla vale US $ 30 bilhões. Faz pouco sentido para um golias como a Apple entrar em competição com um frangote, como a Tesla.

Se a Apple está realmente fazendo um carro, eu suspeito que é um esforço do tipo Space Race. Quando JFK entrou com tudo na corrida espacial e declarou que a América iria colocar um homem na Lua por volta de 1970, ele fez isso sabendo que mesmo se o esforço fracassasse, ele iria produzir uma onda de inovação que de outra forma não teria surgido. Se a Apple está realmente fazendo um carro, é provável guiada pelo mesmo princípio: o carro em si não pode ser o alvo que a Apple está buscando.

O iPhone é improvável que seja a plataforma para a próxima grande inovação da Apple. Os smartphones hoje parecem ter encontrado o ponto ideal para o tamanho da tela. Como um proprietário do iPhone 6S, além disso, eu não poderia ter um telefone maior. Qualquer aumento e é um tablet.

A cada ano que passa, os smartphones irão obter melhores câmeras, telas mais resistentes e processadores mais rápidos. Mas mesmo as grandes atualizações esperadas na estrada – armazenamento superiores a terabytes, vida da bateria de uma semana, projetores embutidos, etc. – não altera a natureza fundamental dos telefones móveis a maneira iPhone fez, levando-os a partir dos T-9 com pouca funcionalidade além das chamadas para supercomputadores de bolso. As melhorias significativas nos smartphones vieram entre 2007 e 2012.

A próxima inovação para virar o mundo de cabeça pra baixo provavelmente não será um smartphone, e é improvável que seja o carro Apple. Então, o que vai ser, e onde ela virá?

Procure em outros lugares para o The Next Big Thing

Janeiro 2017 irá marcar sete anos desde o último lançamento do produto verdadeiramente disruptivo da Apple. A conclusão é inevitável: talvez o Next Big Produto da Apple simplesmente não esteja vindo. Talvez nós estejamos esperando Godot.

Correndo pela lista de próxima grande coisa candidatos (NBT – Next Big Thing), nenhum é um empreendimento da Apple, ou mesmo um boato:

  • Um forte candidato é o Oculus do Facebook, ou um dispositivo de realidade aumentada wearable como o Google Glass.
  • Talvez Amazon crie a NBT. Echo, embora não revolucionário, é a melhor nova peça de tecnologia que apareceu por agora. Jeff Bezos está disposto a assumir riscos e gastar o dinheiro em novos empreendimentos, mesmo que alguns fracassem, como o Fire Phone, e os acionistas resmunguem.
  • A NBT poderiam ser drones pessoais, zumbido de um lugar para outro e transformando o trânsito urbano.
  • Quem vai nos convencer para implantar nossos telefones em nossas cabeças? Quem vai aperfeiçoar a tecnologia holográfica?

A Apple vai ser um jogador de alguma ou de todas estas indústrias no futuro, dado que ainda é a maior empresa do mundo, e a mais conhecida. Mas sem Steve Jobs, eu não posso ver a Apple empurrar os limites destas indústrias e desbloquear o seu verdadeiro potencial. Os saltos quânticos em todos os produtos acima virão de empresas que não se chamarão Apple.

A certa altura, as empresas deixam de ser verdadeiramente inovadoras. Eles perdem o seu fogo competitivo e recusam moonshots – eles valorizam a preservação ao invés da expansão. Quando você está com fome, você assume riscos. Quando sua barriga está cheia, você é avesso ao risco. Com seus principais produtos estabelecidos e mercados saturados, a Apple só pode melhorar os seus produtos de forma incremental e jogar o jogo de lucros trimestrais; comprar empresas menores toma o lugar da inovação.

Essa é a Apple agora. É a nova Microsoft.

O que “A Nova Microsoft” significa

A Microsoft era a queridinha da bolha de tecnologia de 1990. Suas ações valorizaram 9,500% ao longo da década, uma corrida lendária e merecida para a empresa que trouxe computadores para as massas. No início de 2000 a empresa de Bill Gates foi a maior do mundo, superando ícones americanos como a General Electric, Coca-Cola e IBM em seu caminho para o topo. No seu auge, a Microsoft valia $ 900 bilhões, quando ajustado pela inflação, comparando-se a Apple que atingiu seu pico de US $ 700 bilhões, em 2015.

Em janeiro de 2000, quando Bill Gates se afastou, as ações da Microsoft estavam em $ 58. E esse foi o topo: hoje essas ações valem US $ 57. Microsoft tem sido pisando em água por 17 anos.

Então, uma vez que a Microsoft alcançou o topo da montanha, os investidores começaram a procurar a próxima Microsoft com o próximo produto para mudar o mundo. Os investidores querem empresas em crescimento, não maduras.

A “próxima Microsoft” acabou por ser a Apple, talvez a maior história de sucesso empresarial do século 21. De dezembro de 2000 a maio de 2015, as ações da Apple subiram mais de 12.000%. Mas ao longo dos últimos quatro anos, apenas 11,6%. Tudo que a Apple tem feito desde 2012 mal chamam a atenção dos investidores.

Como a Microsoft na década de 1990, todas as grandes corridas, eventualmente, chegam a um fim.

Mas, ser a nova Microsoft não é de todo ruim. A Microsoft continua a ser uma das maiores empresas do mundo, com um valor de mercado de US $ 449 bilhões. O problema é que a Microsoft está estagnada; ela está indo a lugar nenhum rápido. O mesmo futuro aguarda a Apple, que, como a Microsoft em 2000, está madura.

No ciclo de vida de negócios, a Apple atingiu o estágio da “maturidade”. Para a maioria dos jovens, eu incluído, é difícil imaginar um dia em que a Apple não está na vanguarda da inovação e do ‘cool’, mas esse dia chegou.

S Curve Apple

Pela perspectiva de um investidor, a Apple é uma ação segura agora. É um componente da Dow que significa estabilidade e baixo risco. O dividendo vai aumentar para dar às pessoas uma razão para elae próprio, apesar de sua trajetória achatada de crescimento. A Microsoft sofreu a mesma transição após a década de 1990: de crescimento ao estabilizado. Antes da Microsoft, a IBM fez isso, assim como a Coca-Cola e qualquer outro gigante corporativo de longa data.

Claro, as pessoas vão continuar a possuir iPhones e substituir seus antigos com os novos modelos, mas a Apple não é mais a marca cult qera uma vez. Seus produtos são muito comuns. Os produtos da Apple não são mais símbolos de status porque todo mundo tem um iPhone agora. Você era legal se você tinha o Windows em 1996, assim como ter um iPhone era legal em 2010. Mas não mais.

O que definiu a Apple para além da concorrência no passado foi Steve Jobs, e agora se tornou impossível negar o impacto de sua morte. A Apple pode manter as realizações de Jobs e a marca que ele construiu, mas pouco mais que isso. Com o passar do tempo e e com a era Jobs desaparecendo no retrovisor, a Apple vai se tornar cada vez menos excepcional. Steve Jobs era a Apple, e ainda é em algum grau. Mas isso não será para sempre.

Steve Jobs era a Apple, e ainda é em algum grau.

Não se engane, Steve Jobs não queria ser insubstituível na Apple. Pense nisso: se você construiu uma grande empresa, você não iria querer isso para viver muito tempo depois de sua morte? Como a GE do Thomas Edison, Ford, etc., Jobs queria que a Apple inovasse e mudasse o mundo por muito tempo após sua morte. A empresa vai sobreviver, provavelmente por um tempo muito longo, mas ela simplesmente não é a mesma sem seu fundador e líder visionário.

Jobs foi como uma estrela cadente em chamas através do céu noturno. Seu gênio transcendente era, como todas as coisas do mundo, fugaz, e tristemente assim. Enquanto milhões de nós se apaixonaram com a Apple para melhorar nossas vidas e transformar o mundo da tecnologia diante de nossos olhos, esses dias acabaram. Foi um momento incrível para viver, mas agora temos de olhar para a frente para a próxima onda de inovação.

Enquanto Bill Gates deu ao mundo Microsoft, e Steve Jobs deu ao mundo Apple, Microsoft e Apple não vai dar ao mundo o próximo Bill Gates e Steve Jobs. O futuro da tecnologia pertence aos jovens iniciantes. Alguns de seus nomes já sabemos, alguns ainda não.

Eles, não a Apple, nos darão o The Next Big Thing.

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Artigo de Austin Frank

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