Falhar não é o segredo para encontrar soluções para as empresas darem certo
Falhar rapidamente se tornou um conselho empresariam padrão. Startups e pequenas empresas recebem conselhos para não se preocuparem em falhar, porque é melhor perceber logo o que não está funcionando e seguir em frente.
Essa é a ideia certa, mas com a atitudes erradas, afirma Rob Shelton, diretor global de inovaçãoo da PwC.
Quando a gigante dos serviços profissionais fez um grande estudo olhando o que separa as empresas mais inovadores do resto das empresas, um dos atributos mais importantes foi o que Sheldon chamou de “motor darwiniano”, definido como um processo formal para a inovação e a capacidade de testar novas ideias e descartar as que não funcionam.
Sempre que você fala sobre o avanço da inovação, muitas pessoas dizem que você deve falhar rápido, ou falhar cedo. Eu não gosto da palavra falha. Isso leva a uma reação negativa, afirma Sheldon.
Em vez disso, a inovação deve seguir um processo mais científico. É sobre ter uma hipótese e testá-la.
Se os resultados não corresponderem à sua hipótese, você tem dados e informações valiosas. Se os resultados corresponderem à sua hipótese, então você tem uma descoberta.
Na maior parte do tempo, as empresas não tropeçam no caminho certo, até que tenha falhado com algumas coisas eradas.
Descobrir o que funciona significa que você tem que finalizar muitas ideias e projetos. Isso pode desmoralizar as pessoas. A melhor maneira de suavizar o golpe é ter todos no estado de espírito certo.
Focar na descoberta e desenvolvimento de dados é a mentalidade certa. A raiz da palavra fracasso é decepcionar e isso não é o que o empreendedor quer que acontece com as pessoas.
No final das contas, você quer que as pessoas digam: isso foi bom, mas agora vamos passar pra próxima ideia.
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Este artigo foi adaptado do original, “We Should Stop Telling Entrepreneurs To ‘Fail Fast’” do Business Insider.