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Vida Saudável

3 etapas para programar seu cérebro para a felicidade

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Entenda como os benefícios da meditação podem aproximar você da felicidade


Entenda como os benefícios da meditação podem aproximar você da felicidade

A meditação sempre pareceu a destilação de tudo que era irritante sobre o estilo de vida. Imagine-se em uma posição de pernas cruzadas insuportável em uma sala que tem cheiro de chulé.

Para muitos a meditação é isso. Para essas pessoas a meditação é uma perda de tempo, como aprender francês ou beijar depois do sexo, parafraseando Alec Baldwin, em 30 Rock.

A verdade é que a meditação é vítima de uma terrível relações públicas. É realmente apenas um exercício para a sua mente: como uma academia para o seu cérebro.

E há uma explosão de estudos científicos recentes para apoiar essa definição.

Um estudo de grande sucesso feito em Harvard descobriu que as pessoas que faziam um curso de meditação de 8 semanas tinham massa cinzenta mais espessas nas áreas do cérebro associadas com a autoconsciência e compaixão, enquanto as regiões associadas com o estresse diminuíram.

E o melhor de tudo: a meditação não exige vestes, cantos ou incenso. Você não precisa nem se sentar em uma posição engraçada. Você precisa apenas praticar 3 etapas simples.

A meditação pode nos ajudar a ser mais feliz e, diminuir nossos problemas.

A meditação pode nos ajudar a ser mais feliz e, diminuir nossos problemas.

#1. Sente-se confortavelmente

Você não tem que se contorcer em uma posição de pernas cruzadas – a menos que você queira, é claro.

Você pode simplesmente sentar-se em uma cadeira (você também pode ficar em pé ou deitado, embora ficar deitado pode, muitas vezes resultar em um cochilo não intencional).

Seja qual for a sua posição, você deve manter a sua coluna ereta, mas não a force.

#2. Sinta a sua respiração

Escolha um local: nariz, barriga ou peito. Tente sentir realmente a respiração e, em seguida a inspiração.

#3. Volte a respirar

Esta é a chave: toda vez que você se perder em pensamentos – o que vai acontecer milhares de vezes – volte a respirar suavemente.

Você não precisa fazer autocensura, ou ficar chateado consigo mesmo. Simplesmente volte a prestar atenção na sua respiração e se concentre nela.

Sempre que se perder, volte a prestar atenção na respiração.

Sempre que se perder, volte a prestar atenção na respiração.

Comece a praticar e seja mais feliz

Nós dissemos que os passos acima são simples, não fáceis. A distração repetidamente vai tomar você de assalto e, você vai precisar recomeçar.

Uma vez que você aprendeu a observar a respiração sem reação ou julgamentos, você pode começar a fazer o mesmo com a raiva, irritação, impaciência e todos os impulsos nocivos que muitas vezes nos dominam.

Comece praticando 5 minutos ao dia. Isso pode ajudá-lo em todos os tipos de formas: de reduzir a sua dependência dos e-mails, até passando por uma reeducação alimentar, reduzindo os impulsos de comer.

Esses são benefícios são utilizados por meditadores modernos, incluindo CEOs, atletas de elite, fuzileiros navais, e outros profissionais. Pratique a meditação e abra caminho para a felicidade.

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Este artigo foi adaptado do original, “3-Step Brain Hack for Happiness”, da abc News.

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