O frio está chegando e, junto com ele as epidemias de gripe e pneumonias. Veja como aumentar a sua imunidade e ficar longe das doenças
A maioria de nós provavelmente não parece se convencer que o estresse cobra o seu preço em nossa saúde. Em muitos casos, os seus efeitos sobre o nosso bem-estar são palpáveis.
Também é verdade para o nosso senso intuitivo que se divertir e aproveitar a vida são importantes para o aumento da longevidade e vitalidade – mais, talvez do que os modelos médicos atuais enfatizam.
Aqui estão algumas ideias para você fortalecer a sua imunidade.
#1. Mexa-se
Sentir-se bem não tem que significar ter uma rotina chata ou cheia de exercícios dolorosos.
Seja esquiando, caminhando, dançando ou desfrutando de alguma outra atividade que proporciona o bombeamento de sangue, tenha certeza apenas de moderar nos exercícios e praticá-los algumas vezes por semana – ou diariamente, se possível.
Artes marciais mais lentas, como tai chi ou gigong podem ajudar a melhorar a função do sistema imunológico.
Um estudo descobriu que as pessoas que realizam exercícios para a circulação sanguínea sofrem menos de problemas graves e ficam 33% menos doentes do que as outras pessoas.
Tome apenas cuidado para não exagerar, no entanto, até mesmo correr ou fazer jogging pode ser suficiente, movendo o corpo fora do estado nervoso parassimpático e para o estado nervoso simpático, esgotando a sua saúde ao invés de melhorá-la.
Isto é especialmente importante para lembrar ao doente como o sistema imunológico pode trabalhar de forma mais eficiente quando estamos em modo de conservação de energia.
#2. Faça amor
Quando se fala em tratamento ou prevenção de constipações e gripes, as empresas farmacêuticas têm ainda que produzir uma alternativa mais agradável.
De acordo com um estudo de 1999, o sexo com um parceiro saudável pode realmente ajudar a construir um corpo com anticorpos de combate ao frio.
O estudo comprovou que níveis de imunoglobina foram maiores em pessoas que tiveram relações sexuais 1 a 2 vezes por semana, em comparação com aqueles que tiveram relações menos frequentes.
#3. Seja sociável
Estudos demonstram repetidamente os benefícios à saúde de pertencer a uma comunidade forte.
Com uma função imunológica saudável e a pressão arterial comparativamente mais baixas, as pessoas com conexões mais sólidas e redes sociais desfrutam vidas mais longas, mais saudáveis do que aqueles que se isolam.
E o bônus ainda vai para aquelas pessoas dispostas a rirem de si mesmos. Estudos têm demonstrado que o riso aumenta a endorfina e ajuda diretamente na atividade dos anticorpos.
Então, para organizar uma festa de anticorpos, convide seus amigos próximos e queridos, incentive o bom humor e celebre os anos a mais que estão ganhando um com o outro.
#4. Descanse bem
Desligue a sua mente ocupada e desfrute de uma massagem ou 1 hora de meditação.
Exercícios de relaxamento reduzem o estresse, contribuindo assim para melhorar a resposta imunológica do corpo. Exercícios respiratórios profundos ajudam na oxigenação do corpo, que é essencial para a prevenção e cura de todas as infecções.
A massagem pode ser especialmente útil quando se trata de aumentar a quantidade e a função dos anticorpos patógenos do corpo.
Talvez o mais importante, no entanto, é ter a certeza de conseguir dormir o suficiente durante à noite.
Durma pelo menos 9 horas de sono, começando a relaxar a partir das 21h, já que as horas antes da meia-noite são 4 vezes mais benéficas do que as mais tarde.
#5. Satisfaça o seu desejo de hambúrguer
O zinco é essencial para o desenvolvimento de células brancas no sangue, que se encontram na primeira linha de defesa do sistema imunológico.
A deficiência de zinco é uma condição comum entre os adultos, especialmente os vegetarianos e pessoas que evitam o consumo de proteínas animais. Mas, alimentar bem o seu corpo e obter índices minerais ideais e bons níveis de nutrientes é uma das mais importantes coisas que podemos fazer pela saúde.
Outras boas fontes de zinco incluem ostras, aves, leite e iogurte. O iogurte também é uma excelente fonte de probióticos que aumentam a imunidade. Como sempre, é melhor procurar os alimentos menos processados, livres de produtos químicos e mais orgânicos possíveis.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Five fun and usual ways to boost your immunity and protect against infection”, do NaturalNews.