X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Vida Saudável

5 maneiras divertidas e inusitadas de aumentar a sua imunidade

Imunidade

O frio está chegando e, junto com ele as epidemias de gripe e pneumonias. Veja como aumentar a sua imunidade e ficar longe das doenças


O frio está chegando e, junto com ele as epidemias de gripe e pneumonias. Veja como aumentar a sua imunidade e ficar longe das doenças

A maioria de nós provavelmente não parece se convencer que o estresse cobra o seu preço em nossa saúde. Em muitos casos, os seus efeitos sobre o nosso bem-estar são palpáveis.

Também é verdade para o nosso senso intuitivo que se divertir e aproveitar a vida são importantes para o aumento da longevidade e vitalidade – mais, talvez do que os modelos médicos atuais enfatizam.

Aqui estão algumas ideias para você fortalecer a sua imunidade.

#1. Mexa-se

Sentir-se bem não tem que significar ter uma rotina chata ou cheia de exercícios dolorosos.

Seja esquiando, caminhando, dançando ou desfrutando de alguma outra atividade que proporciona o bombeamento de sangue, tenha certeza apenas de moderar nos exercícios e praticá-los algumas vezes por semana – ou diariamente, se possível.

Artes marciais mais lentas, como tai chi ou gigong podem ajudar a melhorar a função do sistema imunológico.

Um estudo descobriu que as pessoas que realizam exercícios para a circulação sanguínea sofrem menos de problemas graves e ficam 33% menos doentes do que as outras pessoas.

Tome apenas cuidado para não exagerar, no entanto, até mesmo correr ou fazer jogging pode ser suficiente, movendo o corpo fora do estado nervoso parassimpático e para o estado nervoso simpático, esgotando a sua saúde ao invés de melhorá-la.

Isto é especialmente importante para lembrar ao doente como o sistema imunológico pode trabalhar de forma mais eficiente quando estamos em modo de conservação de energia.

#2. Faça amor

Quando se fala em tratamento ou prevenção de constipações e gripes, as empresas farmacêuticas têm ainda que produzir uma alternativa mais agradável.

De acordo com um estudo de 1999, o sexo com um parceiro saudável pode realmente ajudar a construir um corpo com anticorpos de combate ao frio.

O estudo comprovou que níveis de imunoglobina foram maiores em pessoas que tiveram relações sexuais 1 a 2 vezes por semana, em comparação com aqueles que tiveram relações menos frequentes.

Acredite: fazer amor é melhor maneira de se prevenir das doenças do frio.

Acredite: fazer amor é melhor maneira de se prevenir das doenças do frio.

#3. Seja sociável

Estudos demonstram repetidamente os benefícios à saúde de pertencer a uma comunidade forte.

Com uma função imunológica saudável e a pressão arterial comparativamente mais baixas, as pessoas com conexões mais sólidas e redes sociais desfrutam vidas mais longas, mais saudáveis do que aqueles que se isolam.

E o bônus ainda vai para aquelas pessoas dispostas a rirem de si mesmos. Estudos têm demonstrado que o riso aumenta a endorfina e ajuda diretamente na atividade dos anticorpos.

Então, para organizar uma festa de anticorpos, convide seus amigos próximos e queridos, incentive o bom humor e celebre os anos a mais que estão ganhando um com o outro.

#4. Descanse bem

Desligue a sua mente ocupada e desfrute de uma massagem ou 1 hora de meditação.

Exercícios de relaxamento reduzem o estresse, contribuindo assim para melhorar a resposta imunológica do corpo. Exercícios respiratórios profundos ajudam na oxigenação do corpo, que é essencial para a prevenção e cura de todas as infecções.

A massagem pode ser especialmente útil quando se trata de aumentar a quantidade e a função dos anticorpos patógenos do corpo.

Talvez o mais importante, no entanto, é ter a certeza de conseguir dormir o suficiente durante à noite.

Durma pelo menos 9 horas de sono, começando a relaxar a partir das 21h, já que as horas antes da meia-noite são 4 vezes mais        benéficas do que as mais tarde.

#5. Satisfaça o seu desejo de hambúrguer

O zinco é essencial para o desenvolvimento de células brancas no sangue, que se encontram na primeira linha de defesa do sistema imunológico.

A deficiência de zinco é uma condição comum entre os adultos, especialmente os vegetarianos e pessoas que evitam o consumo de proteínas animais. Mas, alimentar bem o seu corpo e obter índices minerais ideais e bons níveis de nutrientes é uma das mais importantes coisas que podemos fazer pela saúde.

Outras boas fontes de zinco incluem ostras, aves, leite e iogurte. O iogurte também é uma excelente fonte de probióticos que aumentam a imunidade. Como sempre, é melhor procurar os alimentos menos processados, livres de produtos químicos e mais orgânicos possíveis.

Precisamos de proteína animal para termos uma saúde de ferro.

Precisamos de proteína animal para termos uma saúde de ferro.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Five fun and usual ways to boost your immunity and protect against infection”, do NaturalNews.

Comente este artigo

Populares

Topo